Inscrições para o Enem terminam na segunda-feira

Até sexta-feira, mais de 5 milhões de candidatos haviam se inscrito para o exame nacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/05/2013 12:16 / atualizado em 27/05/2013 10:44

O Ministério da Educação (MEC) informou que o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino médio não será prorrogado. As inscrições devem ser feitas, portanto, até as 23h59 de segunda-feira (27). Elas devem ser feitas pela internet, site do Enem.


A pasta registrou no último balanço, divulgado no início da noite de sexta-feira, 5.199.918 inscritos para fazer a prova. São Paulo, até agora, acumula o maior número de inscrições por estado, com  809.608 inscrições. Depois aparece Minas Gerais, com 564.401. O Ceará vem em terceiro, com 393.454, seguido do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos. A Bahia tem 377.759.

A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29. Estão isentos da taxa os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. O participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meioambém não precisa pagar.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.