Enem

Número de inscritos do Enem supera 6,8 milhões até as 18h do último dia

Edição de 2013 do exame bate recorde de inscrições. A média no último dia é de 700 cadastros por minuto

postado em 27/05/2013 18:39

O número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 6.856.006, até as 18h07 desta segunda-feira (27), último dia do prazo. A média de inscrições tem sido de aproximadamente 700 por minuto, número de acordo com as expectativas para o último dia, segundo o Ministério da Educação.

Pela manhã já estava superado o número de inscritos confirmados em 2012, que eram 5.971.290 candidatos, correspondente ao número de pessoas aptas a fazer as provas após o encerramento do prazo para pagamento. O total geral de inscritos de 2012 foi de 6.495.000 candidatos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que possíveis problemas de lentidão ou travamento podem ser causados pelo provedor utilizado pelo candidato. A infraestrutura da rede do MEC está funcionando normalmente. A recomendação é que os candidatos insistam, caso ocorram problemas.

Nesta madrugada, . Os candidatos que tentaram se inscrever encontraram na página a informação de que as inscrições haviam se encerrado.

As inscrições para exame começaram às 10h de 13 de maio. Os candidatos podem se inscrever pelo site até as 23h59 desta segunda-feira (27/5). As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro. Para fazer a inscrição é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. A taxa é de R$ 35 e pode ser paga até 29 de maio.

[SAIBAMAIS]Podem fazer a prova estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, e também aqueles que querem apenas treinar. O resultado é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também é requisito para participação nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão ter os documentos que comprovem a renda.

O participante que precisar de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, durante o dia.

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazer a prova para obter o diploma de conclusão dessa etapa do ensino. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação