Enem

7,1 milhões de candidatos devem fazer a prova do Enem em outubro

O exame deste ano atingiu 92% de inscrições confirmadas. Ministro justifica crescimento recorde das inscrições ao interesse do mercado por profissionais qualificados

Gustavo Aguiar
postado em 07/06/2013 15:04
Com 7.173.574 participantes, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 atingiu o índice de 92% de inscrições confirmadas em relação ao número de interessados. Os 8% restantes representam os candidatos que não pagaram a taxa de inscrição ou não comprovaram as informações necessárias para insenção. O balanço foi divulgado na manhã desta sexta-feira (7), pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

A edição deste ano conta com 1.382.242 candidatos a mais do que os aptos a fazerem a prova em 2012. Para Mercadante, o crescimento recorde, que superou até as expectativas da própria pasta, se deve ao interesse e a consciência do brasileiro à respeito da necessidade em estudar mais. ;Atribuo primeiro ao momento econômico, ao mercado de trabalho. Estamos muito próximos ao pleno emprego, e há uma carência de profissionais qualificados e com formação superior;, avalia.

[SAIBAMAIS]O ministro da Educação considera que as políticas públicas de acesso ao ensino superior e que estão associadas ao Enem também aumentam o interesse do brasileiro em fazer o exame, e cita o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade de Para Todos (ProUni) o Sistema de Cotas Sociais e o Ciência sem Fronteiras como processos que ajudam a consolidar o exame nacional.

Ao todo, 1.925.581 pagaram a taxa de R$ 35 e 5.247.993 foram liberados do pagamento por terem concluído o ensino médio em uma escola pública ou por terem comprovado renda mensal inferior a um salário mínimo e meio.

Adaptações
Mercadante comentou que, com o crescimento, os custos do exame deverão ser reavaliados. "Como o crescimento foi muito grande, vamos ter que repensar aspectos como a impressão. Mas é evidente que vai ter crescimento no orçamento." De acordo com ele, o custo deve se aproximar ao de 2012, R$ 46 por candidato.

Os candidatos confirmados receberão o cartão de inscrição no endereço fornecido. O documento terá um número, assim como a data, hora, o local de prova, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação