Trabalho e Formacao

Confira as dicas de especialistas para o VIII Exame de Ordem

postado em 04/09/2012 19:22

Na reta final de preparação para a 1; fase do VIII Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil, é comum aparecerem entre os candidatos sintomas como ansiedade, insegurança e mesmo choro próximo ao dia da prova. Gladson Miranda, orientador de estratégias de estudo do cursinho preparatório Vestconcursos, afirma que a ansiedade e o nervosismo são normais mesmo entre os estudantes que se sentem preparados. ;É importante encarar o dia da prova como um dia normal e não gerar muito estresse com a expectativa de mudança de vida. Se ele [o estudante] tiver conhecimento suficiente será aprovado. Se não, é preciso ver a reprovação como uma oportunidade de se preparar melhor e estudar mais;, pondera o especialista.

Renata de Oliveira Lobão, 26 anos, formou-se em direito em 2009. É a primeira vez que ela tenta a aprovação no Exame de Ordem. Ela estuda há um ano e meio para concursos e achou uma boa oportunidade estudar também para a OAB. Confiante com o resultado positivo, Renata diz que estudou resolvendo provas passadas e montando uma estratégia de resolução do exame diferente do recomendado por especialistas. ;Tenho facilidade com a área penal e não vejo dificuldade no tempo de resolução de prova. Vou seguir a ordem das questões, não vou procurar por questões mais fáceis. Acho que estudei bem;, analisa a concurseira.

O Exame de Ordem avalia se os bachareis em direito no Brasil possuem conhecimento e capacidade necessários para o exercício da advocacia. Ele é realizado três vezes ao ano e são aplicadas duas provas em dias diferentes: uma objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, e uma prática, com uma peça para análise. É preciso alcançar, pelo menos, 50% de respostas corretas para ser aprovado.

Especialistas dão dicas de como se organizar e se preparar para esta prova, que costuma ter baixo índice de aprovação entre os candidatos. A 1; fase do VIII Exame acontece no próximo domingo (9).

Reta final

Para os últimos dias, a orientação de Gladson é aproveitar as horas de estudo para revisão. Nem todo o conteúdo deve ser abordado novamente. A dica é dar preferência aos pontos de interesse que foram objeto de cobrança em provas anteriores e as questões de tendência, que sempre costumam aparecer nas provas. ;Durante os meses de preparação seria interessante responder as provas antigas do exame sem olhar as respostas nos gabaritos e encontrar, na doutrina específica, as explicações para as perguntas. Agora, seria o momento de revisar as marcações feitas nos livros e as anotações;, afima.

Tiago Pugsley, professor de direito penal e de direito processual penal, considera importante revisar as matérias que tenham maior número de questões e menor grau de dificuldade nas provas. ;Questões sobre o estatuto da OAB, direito do trabalho e direito penal têm mais proximidade com os alunos e contam com grande número de questões na prova. Revisar bem essas questões pode garantir uma pontuação com maior facilidade se comparadas a outas questões;, comenta Tiago.

Alimentação balanceada

Para a saúde e alimentação, a dica a longo prazo é seguir as recomendações básicas de nutrição para hábitos alimentares mais saudáveis. ;Isso vai fazer com que não apenas a pessoa se prepare para um exame, mas que possua qualidade de vida e que tire máximo proveito durante o perído de estudo;, aconselha Ana Maria Spaniol, nutricionista do Centro de Pesquisa em Alimentação Saudável, o projeto Casa, da Universidade de Brasília.

Para tanto, a profissional indica comer frutas e hortaliças diariamente, realizar as três refeições principais com lanches intercalados entre cada uma delas, praticar atividades físicas para a manutenção do estresse, beber cerca de dois litros de água (de seis a oito copos) durante o dia, evitar alimentos gordurosos e que contenham alto índice de açúcar, e reduzir a ingestão de sal.

Para o dia do exame, a indicação é acordar com calma, alimentar-se de maneira correta, sair com antecedência de duas horas para evitar trânsito e incidentes a caminho do local de prova e esperar o início do exame em um local tranquilo para evitar estresse desnecessário.

Além disso, a recomendação é dar preferência a alimentos mais leves e evitar aqueles que são gordurosos, como fast food. ;É bom não comer comidas pesadas ou desconhecidas, que não se costuma comer com frequência e que fogem à dieta diária, como feijoada. Isso evita, por exemplo, um desconforto intestinal durante a prova;, esclarece a nutricionista.

Durante a prova

A prova tem duração de cinco horas. Durante este tempo, diversas calorias são gastas com o esforço cerebral e o estresse. Para evitar quedas nos níveis de glicose e repor as energias, é recomendável levar garrafas com água e alimentos para comer mais ou menos na metade da prova. ;Carboidratos e proteínas deixam a pessoa mais atenta. É bom levar barras de cereal e frutas que sejam de fácil acesso como banana, maça e uva. Frutas que não sujem o candidato e que sejam de fácil transporte;, indica Ana Maria.

Para o momento de resolução das perguntas, o orientador de estratégias de estudo, Gladson Miranda, propõe que o estudante faça diferentes marcações nas questões. Para aquelas que o candidato tiver certeza da resposta, uma marcação simples e uma indicação no gabarito; para as questões de dúvida, uma marcação diferente, que faça o candidato retornar à pergunta ao final da prova.

O professor Tiago Pugsley aconselha ler a prova com atenção e tranquilidade. ;Os primeiros cinco minutos da avaliação são decisivos. É preciso ler com calma as questões e dar uma olhada geral na prova para encontrar o grupo de questões em que se vai ter uma maior chance de êxito;, avalia.
[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação