Vestibular e PAS

Divulgado o resultado do PAS: calouros fazem a festa na UnB

Na UnB, calouros comemoram a entrada na universidade em ritmo de samba

postado em 31/01/2011 17:10
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou nesta tarde de segunda-feira (31/1) o resultado do subprograma 2008 do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Esta é a primeira chamada de aprovados na terceira etapa do programa.
O Cespe também divulgou os nomes dos primeiros colocados no Programa:
João Marcos Correia Marques - Engenharia mecatrônica
Iuri Rezende Souza - Engenharia mecatrônica
Lucas Lintomen Azevedo de Almeida - Engenharia elétrica
Leonardo Vaz Rodrigues - Medicina
Alexandre Fuckner Artiaga - Medicina
Igor Sampaio Felismino - Direito diurno
Festa
Na UnB, os calouros comemoram o ingresso na universidade em ritmo de samba. O Diretório Central de Estudantes (DCE) da UnB aproveitou a ocasião para fazer uma manifestação contra o trote violento. Com o lema "Recepção sem humilhação", veteranos e recém-aprovados festejam na entrada do ICC Norte, no campus Darcy Ribeiro, onde a lista de aprovados foi divulgada. "Tive que olhar mais de três vezes para acreditar", afirma Iana Dornelas, 18 anos, aprovada no curso de direito diurno. Coberta dos pés a cabeça com ovos e tinta, a estudante mal conseguiu avisar os pais que passou no PAS. "Fui rodeada por meus novos colegas que jogavam ovos em mim. Nem consegui sair do lugar. Foi divertido", afirma alegre.
sonobrrasilA vitória ao alcançar a entrada no ensino superior foi especialmente emocionante para dois jovens brasilienses e um goiano, morador da cidade de Mineiros. João Marcos Correia Marques, 18 anos (foto), 1º colocado na listagem geral do programa, garantiu a sonhada vaga no curso de engenharia mecatrônica. Ao seu lado, no 2º e o 3º lugar, estão os campeões Iuri Rezende Souza, 17, e Lucas Lintomen Azevedo de Almeida, 17, que venceram mais um desafio ao se tornarem os mais novos alunos dos cursos de engenharia mecatrônica e engenharia elétrica.
João recebeu a grande notícia enquanto estava em uma aula na autoescola. %u201CFoi uma surpresa muito agradável. Não esperava que me sairia tão bem. Estava meio aéreo neste fim de ano, preocupado com o futuro no vestibular. Estou muito feliz porque era o curso que sempre quis fazer%u201D, conta. Para chegar ao primeiro lugar entre os alunos recém-chegados à UnB, João teve que dedicar muito esforço aos estudos durante os três anos de ensino médio.
Lucas Lintomen Azevedo, 3º lugar, por outro lado, afirma não ter precisado abdicar de nada para passar no PAS. %u201CNão deixei de jogar videogame ou tocar na minha banda de metal%u201D, afirma animado. Segundo ele, a surpresa ao ser anunciado o 3º lugar na lista, foi incontrolável. %u201CDei um grito enorme quando fiquei sabendo. Foi indescritível%u201D, diz.
O goiano Iuri Rezende não está em Brasília para comemorar a notícia. A mãe do estudante, Maria Francisca Rodrigues Rezende, explica que o jovem está feliz, mas que ainda não sabe se vai assumir a vaga. %u201CEstamos aguardando a divulgação das notas da USP [Universidade de São Paulo], Unesp [Universidade Estadual Paulista], UFG [Universidade Federal de Goiás] e UFU [Universidade Federal de Uberlândia]. Só assim ele decidirá se vai cursar engenharia na UnB%u201D, explica.
Alegria
O analista de sistema Luis Otávio Costa nem ligou para a roupa social na hora que deu um abraço na filha, Solange Nogueira Costa, 17 anos, que passou em psicologia. Ficou todo sujo de tinta e farinha também. "Essa sensação de realização é emocionante. O momento anterior ao resultado é de muita ansiedade, mas a gente sabia que ela tinha capacidade." A filha, que vinha estudando bastante desde o primeiro ano, era só alegria. "Estou muito feliz", diz, com os olhos marejados.
Depois de muito esforço, Alessandra Regina da Silva, 18 anos, comemora a entrada no curso de serviço social. "Mesmo estudando o ano todo, fazendo cursinho, acho que eu não esperada passar agora. A concorrência é muito grande e acabei ficando desanimada. Mas quando vi meu nome comecei a chorar. Não tem como explica%u201D, afirma. Ana Paula Oliveira, 18, também não conseguia conter a alegria. Nova aluna do curso de ciências biológicas, ela afirma que esta é %u201Ca realização de um grande sonho%u201D.
PAS
Ao todo, 9.815 candidatos fizeram as provas e concorrem às 1.999 vagas oferecidas na terceira etapa do subprograma 2008-2010. As vagas estão distribuídas em 93 cursos oferecidos pela UnB para o 1º semestre de 2011. São 108 vagas a mais do que as oferecidas na edição passada do Programa. Um novo curso também será oferecido no campus Darcy Ribeiro: biotecnologia, com 20 vagas reservadas para os aprovados no PAS.
Os candidatos podem pesquisar os aprovados pelo nome no site do Cespe. As provas foram aplicadas em 5 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação