Vestibular e PAS

Conheça os campeões do PAS

"Não esperava por essa colocação", diz o 1º lugar da terceira etapa do PAS 2011

postado em 27/01/2012 18:00

Pedro Henrique conquistou o primeiro lugar geralO estudante Pedro Henrique Luz de Araújo, 18 anos, recebeu com surpresa a notícia de que foi o primeiro colocado da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). "Estava saindo da auto escola quando fiquei sabendo. Estou um pouco ansioso", afirmou o jovem.

Pedro não chegou a ir à divulgação do resultado do PAS, no câmpus Darcy Ribeiro, na tarde desta sexta-feira (27). "Sou meio tímido", confessou o estudante. Ele afirmou que não esperava ter alcançado o primeiro lugar da prova. "Eu esperava passar, pois fui bem na escola, mas não esperava por isso", revelou.

Pedro Henrique passou para uma vaga no curso de direito, e confessou estar ansioso pela nova etapa. "Espero ter muitas experiências novas, e aprender a lidar com o mercado de trabalho", disse o estudante.

O José de Sousa França, professor de matemática do colégio Sigma, disse que Pedro é um aluno brilhante. "É um dos estudantes para quem eu mais tive prazer de dar aula", elogiou o docente e coordenador da secretaria de vestibulares da cidade.

França também afirmou que uma das características de Pedro é ser bom em todas as disciplinas. "Ele não é um aluno excelente apenas em português ou matemática. Ele é excelente em tudo."

"Ele tirava nota dez como se estivesse tomando mais um copo d;água", disse França, que atestou a timidez do garoto. "Quando eu começava a elogiar as notas dele, ele se encolhia na cadeira", brinca o professor.

Feras
A segunda colocada na classificação geral foi Carolina Coelho Rodrigues. A estudante garantiu uma vaga em medicina, e, apesar de ter escolhido o curso tradicionalmente mais concorrido, ela não prestou vestibular em outras universidades. O objetivo era passar na Universidade de Brasília (UnB).

Carolina Coelho RodriguesCarolina Coelho Rodrigues
Em entrevista ao Eu, Estudante ela contou um pouco da rotina de estudos durante os três últimos anos. ;No primeiro e no segundo ano, eu mantive minha vida normal, fazia dever de casa, estudava para as provas . À noite, não estudava e saia com os amigos nos fins de semana.;

De acordo com Carolina, o ritmo aumentou no terceiro ano, quando ela decidiu que iria tentar para medicina. Como o resultado no segundo ano não tinha sido tão positivo quanto o do primeiro, ela começou a se dedicar mais.

Saía da escola, o Leonardo da Vinci, e ia para casa estudar. Mas nada de cursinho. ;A noite e nos fins de semana também. Continuei saindo com meus amigos, mas menos porque eles também estavam prestando vestibular.;

Se ela abriu mão de alguma coisa nesse tempo? ;Teve uma viagem da escola que eu não fui e as de família em feriado eu preferia não ir;, confessa. Mas nada que seja motivo de arrependimento. Afinal, quando corrigiu a prova da terceira etapa, ela ficou mais tranquila.

A única coisa que a incomodava era um sofrimento antecipado. ;Eu passei no vestibular do meio ano, mas decidi com a minha família não entrar na justiça. Se eu não passasse agora no PAS ou no vestibular do meio do ano, ficaria muito chateada;.

Rafael Takeshi Sasaki Okida foi o terceiro colocado. O estudante do colégio Olimpo prestou o vestibular de julho de 2011 para medicina e conquistou o primeiro lugar. Resultado de uma aposta com um professor. (leia a matéria Lições de campeão abaixo).


Rafael Takeshi Sasaki OkidaRafael Takeshi Sasaki Okida
Na época, quando questionado sobre o segredo do bom desempenho, ele revelou que gostava de refazer os exercícios das provas de seleção. Tanta dedicação com o material de estudo garantiu a vaga que ele tanto sonhava no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O resultado saiu em 29 de dezembro e hoje ele mora em São José dos Campos.

A mãe, Amélia Ono Sasaki, assumiu que eles não estavam acompanhando o resultado do PAS. Ao ser informada sobre o terceiro lugar, ela ficou surpresa e disse estar muito orgulhosa do filho. ;Estamos muito felizes porque ele conseguiu o que realmente queria. Ele foi muito determinado em relação ao ITA e está satisfeito lá.; As aulas do instituto começaram na última segunda-feira (23). Sem dúvida, essa foi mais uma conquista do campeão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação