Selecao_SISU

Veja quais as regras de seleção para garantir uma vaga pelo Sisu

As inscrições no sistema seguem até domingo (26/1). Neste semestre, são mais de 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior de todo país

Eu, Estudante
postado em 23/01/2020 13:43
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seguem abertas até 23h59 do próximo domingo (26/1) no site. Para se inscrever, os estudantes precisam ficar atentos a algumas regras definidas pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir uma boa escolha. No primeiro semestre de 2020, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o Brasil. O candidato pode escolher até duas opções de curso.
A página do Sisu disponibiliza um guia de como fazer a inscrição

Os mais bem classificados são selecionados pelo sistema de acordo com as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

A oferta obedece a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas das instituições de ensino concedem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. Lembre-se de que a nota de corte é apenas uma referência para ajudar o candidato a monitorar a inscrição. Ela é a menor nota para ficar entre os selecionados de um determinado curso, tendo como base o número de vagas e o número total de inscritos.

O Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso diariamente. A consulta da pontuação é feita no site no botão ;Ver Inscrição;. O candidato contemplado com a primeira ou a segunda opção deve ficar atento ao prazo para efetuar a matrícula. Após ser selecionado, o participante, independentemente de fazer ou não a matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

A participação na lista de espera só pode ser feita por quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso no momento da inscrição. Entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, o candidato deve acessar o seu boletim e manifestar o interesse.

Confira o calendário do Sisu:

  • Período de inscrições: 21 a 26 de janeiro
  • Resultado da chamada regular: 28 de janeiro
  • Matrículas da chamada regular: 29 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 7 de fevereiro a 30 de abril

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação