Jornal Correio Braziliense

Vestibular e PAS

Unicamp abre inscrições para vestibular 2013

As inscrições para o Vestibular Nacional 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão abertas, a partir de hoje até 14 de setembro, exclusivamente pela internet por meio do site . Serão oferecidas 3.444 vagas para 68 cursos na Unicamp e mais dois na Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp), com taxa de R$ 135. O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando, que integram o Kit do Vestibular, estão disponível para consulta e impressão gratuitas na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Foram criados, ainda, quatro novos cursos de graduação: engenharia de telecomunicações, sistemas de informação, engenharia ambiental e engenharia física. Outros dois cursos foram extintos: tecnologia em sistemas de telecomunicações e tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Apesar das mudanças, o número de vagas ofertadas pela universidade e o formato das provas não sofrem alterações.

A primeira fase, marcada para 11 de novembro, será constituída das provas de conhecimentos gerais (com 48 questões de múltipla escolha) e redação. Anteriormente, os candidatos tinham que redigir três textos na prova de redação, realizada na primeira etapa do processo. Agora, serão dois textos de execução obrigatória e gêneros diversos.

Os convocados para a segunda etapa passam a ser seis vezes o número de vagas oferecidas para cada curso. As provas dessa fase serão realizadas em dias consecutivos, 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. No primeiro dia - prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e prova de matemática; segundo dia - prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa; terceiro dia - prova de ciências da natureza.

A Comvest aceitará até às 17h de sexta (24) as declarações para redução de 50% da taxa de inscrição. A lista de beneficiados será divulgada em 31 de agosto, no site da Comissão. Os isentos da taxa de inscrição, divulgados na sexta-feira (17), não estão automaticamente inscritos no vestibular, devendo fazê-la no mesmo peírodo dos demais, utilizando o código específico.