Trabalho e Formacao

Como montar uma empresa de sucesso

Quatro empresários contam como deram certo nos negócios. Tudo começou com uma ideia inovadora

postado em 24/09/2012 08:00

Planejamento e informação são palavras chave para garantir o sucesso de um novo empreendimento. Dificilmente o negócio dará certo sem essas duas características. Porém, nem sempre os caminhos para uma empresa dar certo estão nas mãos de seu dono. O superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae/DF), Valdir Oliveira, explica que o empreendedor não pode controlar os efeitos de uma crise econômica, por exemplo. Nessas situações, segundo ele, as micro e pequenas empresas são as primeiras a sentirem os impactos, mas também são aquelas que vão a dar a volta por cima.

Levando em consideração apenas aquilo que está sob a governança dos empresários, o principal é ter noção do que se quer fazer e de como funciona o mercado onde pretende atuar. ;Quando você se conhece, domina o mercado em que está inserido, e trabalha com inovação, amplia a sua competitividade e consegue condições para crescer;, afirma Oliveira. Quatro empresários brasilienses tiveram ideias inovadoras e, com isso, conseguiram aumentar a competitividade de seus negócios. Conheça a história deles. (MN)

Quatro empresários contam como deram certo nos negócios. Tudo começou com uma ideia inovadoraDe vendedora a dona
Jéssica Guimarães, 23 anos, sempre gostou de moda. Quando pequena, organizava desfiles com as amigas da escola. Hoje, a estudante de arquitetura virou uma empresária de sucesso por apostar na habilidade que mostrou ter desde a infância. Ela abriu uma loja multimarcas que leva seu nome e fica na Asa Sul. O próximo passo será o lançamento da primeira coleção de roupas, marcado para dezembro deste ano. Jéssica passou um tempo em Nova York, onde ampliou os conhecimentos no ramo trabalhando na área, o que a ajudou a adquirir experiência, conhecer o mercado e as possíveis futuras clientes. A loja foi inaugurada em abril e, em pouco tempo, recuperou o investimento inicial, de R$ 250 mil. O faturamento médio é de R$ 150 mil por mês. A empresária atribui o sucesso à experiência, ao planejamento, e à estratégia de marketing utilizada. ;Uso a internet para divulgar a loja, tenho uma página no Facebook, faço parceria com blogueiras famosas e tenho um site pessoal;, conta.

Quatro empresários contam como deram certo nos negócios. Tudo começou com uma ideia inovadoraSouvenir de Brasília
Aquela imagem de uma lâmpada acendendo quando se tem uma grande ideia foi mais ou menos o que ocorreu com Raffael Inneco, 32 anos. Depois de participar do Empretec ; seminário promovido pelo Sebrae para pessoas interessadas em abrir um negócio ;, ele pensou em fazer camisetas customizadas e se uniu à mulher, Thatiana Dunice, 35, para colocar o projeto em prática. A complementação veio com uma sugestão da mãe dele, que encomendou camisetas com estampas de Brasília. O produto fez sucesso e o casal resolveu começar a fazer objetos e camisetas só com estampas sobre a capital. Foi quando nasceu a BSBMemo. Os dois vendiam os artigos customizados nos fins de semana, em frente a um supermercado e, em dezembro do ano passado, resolveram abrir a primeira loja. ;Fizemos algo em que acreditávamos, porque nós amamos Brasília. E é algo novo, havia uma carência de produtos que ressaltassem e valorizassem a cidade;, explica Thatiana.

Quatro empresários contam como deram certo nos negócios. Tudo começou com uma ideia inovadora O poder da inovação tecnológica
Criada por seis amigos que estavam no fim do curso de ciências da computação em 2005, a empresa Intacto se desenvolveu na área de tecnologia da informação oferecendo pesquisas e projetos para a televisão digital. ;Começamos nossos trabalhos em uma garagem com equipamentos próprios, cada um levava o que tinha. O investimento inicial foi pequeno, não passou de R$ 1,5 mil, mas tivemos um retorno rápido;, revela Fabrício Nogueira, 28 anos, sociofundador da empresa. A startup foi registrada oficialmente em 2006 e os empresários começaram a comercializar mais. Chegaram a ganhar prêmios e reconhecimento nas feiras de tecnologia. Um dos principais produtos do negócio é o QualCanal.TV, que mede a audiência das emissoras por meio das redes sociais. As ideias inovadoras rederam frutos para o grupo de empresários. Eles venceram edital de licitação para o desenvolvimento de softwares e fecharam um contrato anual de aproximadamente R$ 1 milhão com o governo federal.

Quatro empresários contam como deram certo nos negócios. Tudo começou com uma ideia inovadoraUm salão só para unhas
Uma temporada em Paris despertou o espírito empreendedor de Andressa Pádua, 30 anos. Formada em direito, ela sabia que tinha duas opções: estudar para concursos públicos ou abrir o próprio negócio. Resolveu investir na última e o passeio pela Europa fez com que percebesse que a paixão pelos esmaltes poderia virar um grande empreendimento. Quando apresentou a ideia, foi chamada de louca por amigos e familiares. Como um salão poderia dar certo sem cabeleireiros e maquiadores? Mesmo assim, ela sabia que estava indo pelo caminho certo. Se funcionava em outros lugares, como em aeroportos dos Estados Unidos, poderia perfeitamente funcionar em Brasília. A aposta de Andressa mostrou estar certa. A Unha de Gata vai completar dois anos e faz sucesso entre as mulheres da capital ao oferecer um serviço diferenciado. Apenas tratamentos para unhas e depilação têm espaço no salão de beleza de Andressa. ;O segredo é você saber trabalhar e ter profissionais qualificados.;

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