Trabalho e Formacao

Inscrições para Conferência Nacional de Blender se encerram esta semana

postado em 12/11/2012 16:07

Animação Elephants Dream feita com o programa Blender 3D. Profissionais e estudantes da área de tecnologia se encontrarão na VI Conferência Nacional de Blender

As inscrições para a VI Conferência Nacional de Blender 3D se encerram nesta semana. O evento ocorrerá entre 15 e 18 de novembro no Memorial Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB). Esse ano, a Conferência comemora 10 anos e terá como temática os efeitos visuais. Durante quatro dias, Brasília vai receber palestrantes nacionais e internacionais para em seminários e oficinas sobre efeitos especiais em 3D e criação de jogos.

;A conferência oferece a oportunidade de reunir profissionais estrangeiros, brasileiros e estudantes no mesmo lugar. Eles terão contato com técnicas novas, poderão trocar ideias e experiências, e até aumentar a rede de contatos e estágios;, esclarece Farid Abdelnour, um dos produtores da Conferência.

Para participar das palestras e ter acesso ao espaço de exposições de trabalhos e de aplicações interativas de jogos é preciso fazer a inscrição pelo , ou no momento das apresentações. Os valores são de R$ 80 para profissionais e estudantes pagam R$ 40.

As inscrições para as oficinas serão feitas apenas durante o evento, em pagamento à vista, conforme a disponibilidade de vagas. As oficinas avançadas custarão R$ 50 e as iniciantes, R$ 30.

No evento, será feito o lançamento oficial brasileiro do filme ;Tears of Steel;, resultado do projeto Mango, recente ;open movie; do Blender Institute. Realizada anualmente desde 2007, a Conferência Nacional de Blender é organizada por profissionais da área tecnológica, estudantes voluntários e membros da comunidade de usuários e desenvolvedores do Blender no Brasil.

Reconstrução de fóssil hominídeo feita com Blender 3D, no Projeto TaungEstão confirmados convidados internacionais para o evento. Estarão presentes Sebastian K;enig (Alemanha), responsável pelos efeitos especiais de ;Tears of Steel;; Roberto Roch (Espanha), escultor digital cujos trabalhos lhe renderam fama internacional; e Daniel Salazar, do Pataz Studio. Além deles, comparecerá ao evento Bassam Kurdali (EUA), diretor do primeiro open movie do Blender Institute, ;Elephants Dream;, e atual diretor de ;Tube; (do Estúdio de Animação Urchn).

Entre os brasileiros, estará presente Fabianne Balvedi, uma das fundadoras do Estúdio Livre, e os animadores Virgílio Vasconcelos e Everton Schneider. Algumas empresas de comunicação também serão representadas, como o Napalm Studio, com Marcell Mota; a Agência Caju, com a participação de Lúcio Cavalcanti; e a Oktala, com Ângelo Brandão Benetti. Outro convidado é Cícero Moraes, que recentemente participou do Projeto Taung, fazendo a modelagem 3D da reconstituição de um fóssil homínio com mais de 2 milhões de anos.

Lançado em 2002, o Blender é um software de criação em conteúdo 3D disponível para diferentes sistemas operacionais (Windows, Mac, GNU/Linux, FreeBSD). Com o programa, é possível trabalhar animação, texturização, modelagem, composição, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D.

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