Trabalho e Formacao

Novas ideias, grandes negócios

Segunda edição da Startup Weekend reúne futuros empresários em busca de projetos de baixo custo

postado em 18/02/2013 10:12


Michelle Protzek vai participar do evento para fazer mais contatos e aprimorar o produto (Monique Renne/CB/D.A Press   )
Michelle Protzek vai participar do evento para fazer mais contatos e aprimorar o produto

Ideias inovadoras para grandes empreendimentos, mas a um preço que todos conseguem bancar: esse é um dos principais objetivos do Startup Weekend, evento em que são apresentados projetos de empresas dos mais diferentes ramos de negócios. A segunda edição, que ocorre no próximo fim de semana em Brasília, vai reunir por volta de 100 participantes no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Serão 54 horas de palestras, debates e criação de startups.

O organizador do evento, Roberto Mascarenhas, explica que o objetivo do Startup Weekend é estimular projetos inéditos. ;O participante pode até já ter iniciado um empreendimento próprio, mas, nesse fim de semana, vai precisar começar tudo do zero;, relata. Cada pessoa poderá apresentar um projeto e os melhores serão escolhidos pelos demais inscritos. Depois, serão formadas equipes de seis a oito integrantes para desenvolver as startups com a ajuda de 12 mentores. Os trabalhos serão avaliados por uma banca que selecionará a melhor equipe. Os novos empresários receberão consultoria com investidores e empreendedores convidados pela organização, entre outros prêmios.

Palestras no início do evento vão instruir os novatos e nivelá-los em relação aos que possuem conhecimentos prévios. As inscrições são para três áreas complementares: negócios, responsável pela organização do projeto; design, que responderá pela identidade visual; e desenvolvimento, que trabalhará com programação tanto para web quanto para aplicativos de celular.

O site SaveSpot, criado por Leandro Cavalcanti, foi um dos ganhadores do evento passado (Viola Júnior/Esp. CB/D.A Press)
O site SaveSpot, criado por Leandro Cavalcanti, foi um dos ganhadores do evento passado

Unidos, venceremos
Trabalho em equipe é a chave para o sucesso do negócio, afirma Roberto Mascarenhas. Ele explica que muitos novos empreendedores evitam dividir ideias com os colegas, pois temem que elas sejam ;roubadas;. ;Isso é um grande erro. Quando você compartilha o seu projeto, as pessoas dão feedback e apontam falhas e problemas que podem ser solucionados para ajudar o empreendimento a crescer;, argumenta.

Muita leitura, pesquisa e novos contatos também são essenciais para quem quer começar a vida de empreendedor. Mascarenhas recomenda os livros A startup enxuta (Leya Brasil, 224 páginas, R$ 37,90), de Eric Ries, e Inovação em modelo de negócios (Altabooks, 300 páginas, R$ 99,90), de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Outra dica é conversar com quem já teve experiência na área. ;O empresário precisa ter uma rede de contatos desde o começo da vida empreendedora;, coloca.

A designer Michelle Protzek toca sozinha o projeto MimoPress, que reúne as melhores imagens do homenageado na internet em um álbum de capa dura, que é entregue como presente. Ela vai participar do evento para fazer novos contatos. ;Quero finalizar minha ideia e, para isso, preciso conhecer programadores e pessoas de outras áreas;, diz. Mesmo com o pequeno negócio já iniciado, a designer está aberta às possibilidades que possam surgir.

De portas abertas
O Brasil vive um momento favorável à formação de startups. Só em 2012, 300 pessoas entraram para o empreendedorismo digital no Distrito Federal, segundo estatística do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). Hoje, por volta de 800 jovens empreendedores estão envolvidos em projetos similares na cidade. Para Yuri Gitahy, fundador da empresa de consultoria para startups Aceleradora, a época é boa para investir na área. ;Há atenção da mídia e um crescimento, ainda que tímido, no setor de investimento ;anjo;;, explica.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae-DF, Cristina Sá, o perfil do empreendedor digital é o de um jovem recém-formado que deseja abrir o próprio negócio. Diferentemente do empresário tradicional, que já possui o conhecimento para fazer o projeto crescer em uma determinada área, ele arrisca em campos pouco explorados. ;Ele começa meio perdido, não sabendo de onde partir, sem esclarecimento em relação ao mercado e à formalização do negócio;, explica Cristina.

Yuri Gitahy afirma que, entre 10 empreendedores de startups, apenas um já conta com conhecimento e experiência no assunto. ;O restante é composto por profissionais experientes em gestão, mas com pouca vivência em mercado, ou por especialistas em tecnologia, mas sem know-how em negócios, ou então por grandes gestores contaminados pelo estilo corporativo, ou seja, pouco ágeis;, diz. Para ele, o sucesso dessas empresas está, muitas vezes, na capacidade de resolver problemas até então não pensados ou solucionados.

Proposta vencedora
O profissional de marketing Leandro Cavalcanti, 28 anos, deixou o emprego de consultor para se dedicar ao empreendimento que teve início na edição do ano passado da Startup Weekend. O site SaveSpot faz reservas em restaurantes fora do horário de pico para os clientes, que ganham 30% de desconto na refeição. ;Além de trazer benefícios ao cadastrado, que paga menos, o estabelecimento também sai ganhando com o maior movimento em horários de menor fluxo;, explica. A ideia foi a terceira colocada no evento de 2012. Hoje, o site conta com mais de 3 mil pessoas cadastradas, e os 14 restaurantes parceiros do projeto já faturaram cerca de R$ 160 mil.

Porém, nem tudo foram flores para manter o SaveSpot em alta. Após meses de funcionamento, Leandro encontrou desafios e problemas na relação do site com os restaurantes. ;Além de o desconto ser muito alto para as empresas, tinha cliente que reservava e não comparecia;, conta. Por isso, o empreendedor já mapeou novas estratégias para alavancar o sucesso do portal. ;Estamos pensando em combinar com os estabelecimentos cardápios preestabelecidos para evitar prejuízos aos donos;, acrescenta.

Retorno rápido

Startups são pequenos empreendimentos que buscam se destacar no mercado com base na internet. Ainda em fase de testes, de pesquisas e de projetos, essas empresas propõem ideias consideradas inovadoras e tentam suprir necessidades imediatas do público nos mais diversos ramos. Geralmente, começam com baixo orçamento e vivem em ambiente de incerteza mercadológica, mas podem gerar alta rentabilidade em curto prazo. Muitas delas recebem ajuda de investidores anjo, ou seja, profissionais que subsidiam e orientam a formação de pequenos negócios.

Saiba mais
Oportunidades à vista

Na segunda quinzena de março, o governo federal deve lançar edital para selecionar até 60 startups para receber o apoio de empresas aceleradoras, que estão sendo selecionadas. A iniciativa é do programa Start-up Brasil. O investimento entre 2013 e 2014 será de R$ 40 milhões e até 25% das vagas podem ser destinadas a empresas internacionais alocadas no Brasil.

A fase de aceleração das startups escolhidas durará de seis meses a um ano. De acordo com Rafael Moreira, coordenador de software e serviços de TI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), os participantes podem receber remunerações do governo de até R$ 8 mil durante o período de aceleração. Novos editais devem ser lançados até 2016.

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