Atrair a atenção do público-alvo é um dos maiores desafios das empresas para obter bons resultados no mercado. Porém, satisfazer apenas o cliente não é o bastante. As companhias investem cada vez mais no marketing interno e até oferecem benefícios, como prêmios e carro da empresa, para se tornarem interessantes também aos próprios funcionários e, assim, garantir a presença das pratas da casa entre os colaboradores.
O especialista em recursos humanos e marketing Rodrigo Lima, gerente regional da empresa de RH Munfort, explica que a sede das empresas brasileiras de manter os talentos na equipe é consequência do mercado aquecido e da estabilidade econômica. ;As companhias têm encontrado dificuldade não só em contratar mão de obra qualificada, mas também em retê-la;, afirma. O dinamismo da nova geração de profissionais é outro obstáculo para a manutenção dos funcionários no quadro. ;A geração Y, a que emerge no mercado hoje, troca de emprego com maior facilidade;, comenta Lima.
De acordo com o especialista, não basta o profissional buscar qualificação. Hoje, contratantes também precisam ser atraentes para ganhar espaço no mercado de colaboradores. ;O trabalhador tem que se especializar para ser contratado, mas ele vai querer atuar em um local de trabalho que lhe seja agradável;, argumenta. Segundo Lima, as estratégias utilizadas pelas empresas para reter talentos são as mais variadas. Além de promover ações de endomarketing ; a comunicação interna voltada ao fortalecimento da marca na própria organização ;, as chefias devem lançar mão de métodos para fazer o funcionário ter um motivo, que não seja apenas o salário, para trabalhar ali. ;Até mesmo atitudes simples, como flexibilidade de horário de entrada e saída, mantêm o bom colaborador na equipe;, completa.
Vestindo a camisa
A atmosfera alegre, aliada a boas estratégias de comunicação, mantém a gerente de loja da Central de Intercâmbio (CI) Gabriela Novaes, 25 anos, animada na empresa. ;Logo que entrei, passei por um ritual de boas-vindas, em que conheci até quem ocupa cargos mais altos na companhia, tudo isso de forma bem descontraída;, relembra. Na opinião dela, confraternizações para novatos e para os funcionários que saem da organização motivam a equipe a continuar por lá. ;Salário nenhum paga o ambiente de trabalho que tenho.;
Para incentivar a criatividade dos funcionários com momentos lúdicos, a comunicação interna da CI oferece ao quadro de colaboradores o projeto Mão na Massa. ;A gente recebe prêmios pelas melhores frases, desenhos e ideias;, conta Gabriela. Para ela, essa é uma forma de manter a equipe concentrada no bom atendimento aos clientes. ;Lidamos com o público, então, precisamos estar sempre de bom humor e dispostos a vir trabalhar;, comenta. A diretora de relacionamento da empresa, Priscilla Kabakian, acredita que momentos prazerosos motivam o profissional de turismo a se sentir satisfeito na área. ;A remuneração desse setor não é das melhores, mas algumas atitudes promovem o prazer de se estar na empresa;, explica.
Cortesias em eventos culturais também ajudam a manter o clima positivo dentro da companhia, segundo o consultor de vendas da CI Tiago Camargo, 23 anos, que trabalha com Gabriela. ;Já fomos assistir a uma peça juntos. A sensação que tenho é de que estou indo com amigos ao teatro, não apenas saindo com o pessoal do trabalho, que vejo diariamente;, comenta.
O orgulho de pertencer à companhia torna o profissional mais engajado. É o que afirma a especialista em endomarketing Rita de Cássia Oliveira, diretora da empresa de comunicação interna Intramark, que acredita ser essencial as empregadoras venderem a própria imagem aos colaboradores. ;O público interno é o primeiro formador de opinião da marca;, explica. É preciso que a equipe conheça os benefícios e as vantagens de fazer parte daquele ambiente. ;Nem todas as organizações conseguem demonstrar aos colaboradores o que pode ser oferecido a eles.;
Fazer campanhas e promoções internas sem perder a austeridade é o desafio da comunicação interna. ;Essa área precisa entender o momento estratégico da empresa e dos funcionários para agir;, coloca Rita. Setores como o de Marketing e o de Recursos Humanos devem se unir para traçar planos e agregar os profissionais. ;O objetivo é tornar a equipe coesa;, complementa. A especialista alerta, ainda, que o tamanho da organização não é parâmetro quando se trata de procurar estratégias. ;Empreendimentos pequenos podem e devem criar programas comunicativos internos para aumentar a autoestima dos colaboradores;, propõe.
Pontos positivos
Na onda das redes de benefícios oferecidos pelas empresas, empreendedores aproveitam para criar mecanismos que organizam as bonificações (veja o box e o gráfico). É o caso da GoPoints, que começou como uma startup há três anos e meio e, hoje, é uma organização que investe em programa de acúmulo de pontos por parte de funcionários, para que eles possam resgatar prêmios em lojas de diversos ramos. ;O colaborador pontua a cada meta atingida ou a cada atitude positiva no local onde trabalha. Aí, ele pode escolher entre mais de um milhão de produtos oferecidos em lojas on-line, que vão de recarga de celular a um pacote de viagens;, explica Carlos Kelner, sócio-diretor da empresa.
De acordo com o especialista em RH Rodrigo Lima, vantagens como prêmios são positivas, mas menos eficazes para reter talentos. ;É um tipo de motivação que funciona bem, mas é momentânea. Em médio e longo prazo, pode não dar tão certo;, comenta. O financiamento de cursos, por sua vez, favorece tanto a empresa quanto o profissional. ;Políticas como essa são excelentes, porque o funcionário trará um retorno maior para a companhia, ao estar mais qualificado e motivado.;
Para saber mais
Muito além do salário Pesquisa feita pela empresa de recrutamento especializado Page Personnel revela os benefícios cada vez mais cobiçados pelos profissionais. De acordo com o levantamento, executivos de diversas áreas que ganham até R$ 8 mil não levam em conta apenas os planos de saúde ou a compensação em gastos com transporte. Usar o carro da empresa no dia a dia, ter a possibilidade de trabalhar em casa e até mesmo remuneração extra são facilidades cobiçadas pelos funcionários da área de negócios.
;As empresas estão mais sensíveis às necessidades dos profissionais e do mercado. O trabalhador não quer receber apenas o salário;, comenta o gerente executivo da Page Personnel, Luiz Fernando Martins. Deixar de aumentar o salário da equipe para investir em benefícios pode ser vantajoso tanto à empresa quanto aos funcionários. ;Esse dinheiro a mais seria convertido em impostos e outras taxas, de tal forma que não compensaria tanto aos funcionários, que preferem ter as vantagens oferecidas pela companhia já em mãos;, afirma.