Trabalho e Formacao

MEC define regras para tutoria e supervisão no Mais Médicos

postado em 02/08/2013 13:46
Portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada nesta sexta-feira (2/8) no Diário Oficial da União (DOU), estabelece regras para adesão das instituições de ensino superior federais, estaduais e municipais ao programa Mais Médicos. As escolas interessadas devem apresentar ao ministério um termo de pré-adesão. O prazo para adesão tem início na segunda-feira (5/8) e segue até o dia 12 de agosto.

Segundo a portaria, podem aderir ao programa universidades públicas que ofereçam curso de medicina gratuitos; programas de residência em Medicina de Família e Comunidade, de Medicina Preventiva e Social e Clínica Médica credenciadas à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM); escolas de governo em saúde pública, que possuam no mínimo um programa residência médica ou de pós-graduação na área de saúde; e secretarias municipais e estaduais de saúde que tenham vínculo com pelo menos um programa de residência médica.
O MEC vai selecionar instituições, escolas e programas de residência apenas nas unidades da federação onde não houver adesão de instituição federal de educação superior. As instituições não selecionadas nesta primeira fase vão fazer parte de um banco de entidades supervisoras. Elas poderão ser convocadas a qualquer momento para compor o quadro de tutoria nas próximas fases do programa.

As instituições selecionadas deverão designar um tutor responsável pelas atividades. Este tutor deverá ser ligado à área de conhecimento de saúde coletiva, à área de medicina de família e comunidade, ou à área de clínica médicas. Entre as atividades previstas estão coordenar as atividades acadêmicas, montar um plano de trabalho com as atividades a serem executadas pelos médicos participantes e supervisores; monitorar o processo de acompanhamento e avaliação dos médicos participantes e integrar as atividades do curso de especialização. O selecionado vai ganhar uma bolsa de R$ 5 mil.

O valor das bolsas para o cargo de supervisor ainda não foram definidos. Os supervisores vão atuar diretamente com os médicos participantes do programa, supervisionando as atividades desenvolvidas. Eles serão selecionados entre profissionais médicos por meio de edital conforme critérios e mecanismos estabelecidos pelas instituições.
A Universidade Católica de Brasília anunciou nova composição da reitoria. Os professores foram nomeados pela UBEC - União Brasiliense de Educação e Cultura, mantenedora da UCB. Afonso Celso Tanus Galvão assume a reitoria institucional ; Jorge Hamilton Sampaio, a pró-reitoria acadêmica e Vanjivaldo da Silva, a pró-reitoria de administração.A solenidade oficial de posse ocorrerá em 26 de junho, às 19h30, no Auditório do Bloco Central, Taguatinga ; Pistão Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação