postado em 11/08/2013 11:46
A ideia não precisa ser inédita, muito menos complicada. A inovação pode ser aplicada na renovação tecnológica, no design diferenciado do produto, no planejamento da empresa ou, até mesmo, no desenvolvimento de novos conceitos e técnicas. Há diversas maneiras de novos e antigos empresários inovarem. ;Geralmente, empreendedores pensam que inovar tem que ser algo grandioso, mas as mudanças podem ser pequenas e aos poucos;, explica Fábio Zugman, professor e especialista em empreendedorismo.A vontade de abrir um negócio acompanhava a profissional de comunicação Márcia Machado há muito tempo. Ela, então, convidou a amiga e empresária Maria Helena Herval para montar uma empresa ; que, depois de um ano de muito planejamento ; e menos de dois meses com as portas abertas ; já colhe os frutos de uma ideia inovadora. Primeiro, buscaram informações em feiras de empreendimentos. Em seguida, consultaram o Sebrae para criarem juntos um plano de negócio.
A aposta foi no ramo de fast food. O inovador do Coxa Cone, em Taguatinga, foi o investimento na maneira de servir as coxinhas de frango ; além da qualidade e da rapidez com que atendem aos pedidos. ;Todo empresário precisa inovar para não sair do mercado;, afirma Fábio Zugman.
O cliente leva 30 coxinhas de frango, fritas na hora, por R$ 5, em uma embalagem em forma de cone. Não demora mais que quatro minutos. ;A coxinha é um produto com a cara do Brasil. Dentro da lógica de empresa moderna, pensamos em qual seria o diferencial da nossa ; daí surgiu a ideia do cone. É um sucesso;, conta Márcia Machado. A embalagem é prática e foi pensada para que o cliente possa sair comendo, caso precise ser um lanche rápido.
Quem quer começar qualquer tipo de negócio deve buscar por informações, cursos e consultoria. As sócias reconhecem que a pesquisa inicial foi importante para atingirem os objetivos. ;A intenção é continuar frequentando feiras, fazer especialização para sempre renovar e inovar;, afirma Maria Helena. Segundo Ary Ferreira Júnior, gerente da unidade de capacitação empresarial (UCE) do Sebrae no DF, os empresários e microempreendedores de Brasília têm conquistado sucesso porque reconhecem a importância da capacitação.
"A coxinha é um produto com a cara do Brasil. Dentro da lógica de empresa moderna, pensamos em
qual seria o diferencial da nossa ; daí surgiu a ideia do cone. É um sucesso"
Márcia Machado, empreendedora
; Programas para inovação
Invista para melhorar seu faturamento e atrair mais clientes
-Inovação e sustentabilidade é o tema da Feira do Empreendedor DF. Serão quatro dias, de 21 a 24 de agosto, para atender as demandas de quem precisa incrementar o negócio. O evento é uma oportunidade para empresários conhecer soluções inovadoras, trocar experiências com fornecedores de outros estados e participar de palestras e oficinas.
-Por meio do programa Agentes Locais de Inovação, o empreendedor receberá a visita de um profissional para elaboração de um diagnóstico completo do estágio da inovação em que a empresa se encontra e das oportunidades de melhoria a serem exploradas para ampliar a competitividade.
-Quem necessita de uma consultoria tecnológica poderá desenvolver projetos pelo programa Sebraetec ; que ajuda empreendimentos a gerar economia e agregar valor à marca por meio da responsabilidade ambiental. A consultoria prevê subsídio de até 90% do investimento da empresa e acompanhamento para assegurar melhores resultados.