Ao lado das áreas de mercado e negócios, as carreiras ligadas à comunicação mostram força no ranking de oportunidades para profissionais em todo o Brasil. Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgada em julho revela que as atividades de relações públicas e publicidade, com as áreas de mercado e negócios, criaram 20.853 vagas entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012.
Para Lala Aranha, presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp) do Rio de Janeiro, a área de comunicação como um todo tende a ser promissora nos próximos anos por conseguir se adequar às mudanças tecnológicas da atualidade. ;A carreira de relações públicas demonstrou grande força em todo o mundo durante a campanha de Barack Obama, por exemplo, quando a equipe dele investiu no relacionamento via web com os eleitores e obteve sucesso;, contextualiza. Segundo ela, a força do mercado em estados como o Rio de Janeiro se deve, em grande parte, à quantidade de eventos internacionais promovidos nessas regiões.
A especialista explica, ainda, que a carreira de relações públicas abrange outras áreas da comunicação e, por isso, os profissionais devem se preparar para um mercado múltiplo. ;É preciso estar muito voltado para questões culturais, ter sede de conhecimento e, sobretudo, ser extremamente curioso. Trabalhar na área significa saber construir relacionamentos;, resume.
Antes de escolher o curso de relações públicas, Ana Cláudia Pena, 34 anos, tentou as áreas de publicidade e de psicologia. ;Não tinha me encontrado. Hoje, sim, me sinto realizada, pois vejo que o profissional de relações públicas é como se fosse o psicólogo da comunicação;, conta. Formada em dezembro do ano passado, Ana Cláudia revela que não teve dificuldade em encontrar emprego. ;Vejo que áreas como o jornalismo, por exemplo, absorveram profissionais de RP. Mesmo assim, não desanimei e me dediquei muito na época da faculdade. Hoje, quando faço eventos, participo de todo o processo da produção e coloco em prática as múltiplas funções do profissional de relações públicas, como organizar e planejar um projeto;, revela Ana Cláudia, que trabalha em uma produtora de eventos de entretenimento em Brasília.
Reinvenção
Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Orlando Marques, ressalta que a área de publicidade tende a crescer cada vez mais se os profissionais procurarem se reinventar de acordo com as demandas do mercado. ;Empresas sempre terão de recorrer às agências, por exemplo, para divulgar sua marca. Os desafios para os profissionais, com relação às novas tecnologias, só tendem a crescer;, atesta. Para isso, segundo ele, quem chega ao mercado deve estar de cabeça aberta para inovar. ;Ser publicitário exige foco, dedicação, curiosidade e vontade de aprender com clientes e colegas todos os dias;, sugere.
Formado há 12 anos pela Universidade de Brasília (UnB), o publicitário Peter Sola, 34 anos, fundou com dois amigos de faculdade uma agência de publicidade no início da carreira. ;Gostei muito da área desde o começo do curso e me encantei com os desafios, o dinamismo e o estímulo à criatividade;, detalha.
Para Peter, entretanto, o mercado de publicidade mudou com o tempo e já não consegue absorver todos os profissionais que estão se formando. ;Vejo, por exemplo, muita gente que estudou comigo, mas que nunca conseguiu atuar na área. O ideal é que os jovens que estão se formando se preparem para um mercado que requer também experiência e bagagem de vida;, ressalta.
Falta espaço no DF
Enquanto o número de admissões nas atividades de relações públicas e publicidade ; além das áreas de mercado e negócios ; foi de 13.224 no estado de São Paulo, por exemplo, o Distrito Federal registrou saldo negativo, com 159 desligamentos no mesmo período. Para o professor da UnB e especialista em mercado de trabalho Jorge Fernando Pinho, o eixo Sul-Sudeste apresenta mais força nessas áreas em comparação com o Distrito Federal, sobretudo por conta da força do serviço público em Brasília. ;Muitos profissionais dessas áreas chegam ao mercado com desejo de trabalhar em agências e produtoras da iniciativa privada, mas têm dificuldade em encontrar emprego;, lamenta.
Já na opinião do professor do curso de publicidade do UniCeub André Ramos, a área tende a crescer por causa do surgimento de novos espaços midiáticos. ;As mídias digitais, potencializadas pelas redes sociais, convertem-se em espaço mais promissor e desafiador em termos de criação publicitária;, especifica. Além disso, segundo ele, a área passará por uma transformação no que diz respeito ao trabalho ligado ao consumo. ;Mesmo que de forma embrionária, as empresas de publicidade já caminham para um processo de estímulo ao consumo mais consciente e sustentável;, acredita.
A carreira de relações públicas, mais conhecida como RP, vive um fechamento de cursos em faculdades e universidades em Brasília nos últimos anos. Atualmente, apenas uma instituição de ensino superior oferece turmas. Para o professor Marcos Aurélio Duarte, da Faculdade Anhanguera de Brasília, características específicas da capital dificultam o crescimento da área. ;A cidade respira governo e, apesar de relações públicas ser uma área muito importante no setor público, poucos profissionais são contratados;, afirma.
Ainda de acordo com Duarte, a falta de conhecimento sobre a área atrapalha o reconhecimento do profissional. ;Muitas empresas preferem contratar profissionais de marketing em vez daqueles formados em relações públicas. Em Brasília, infelizmente, a área ainda não é muito voltada para as empresas privadas, diferentemente de outros estados, como São Paulo, mas torço para ver isso mudar muito em breve;, comenta.
Onde estudar
Relações públicas
; Faculdade Anhanguera de Brasília
www.anhanguera.com
Publicidade
; Universidade de Brasília (UnB)
www.unb.br
; Centro Universitário de
Brasília (UniCeub)
www.uniceub.br
; Centro Universitário Iesb
www.iesb.br
; Faculdade Anhanguera de Brasília
www.anhanguera.com
; Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec)
www.facitec.br
; Universidade Paulista (Unip)
www.unip.br