Trabalho e Formacao

Cotas ampliam discriminação

postado em 08/11/2013 14:00
Nivaldina diz que o sistema de cotas prejudica a luta pela igualdade racial e desconhece a sabedoria do negroA reserva de 20% das vagas em concursos para o serviço federal, proposta pela presidente Dilma Rousseff nesta semana, é vista com reserva por boa parte dos funcionários públicos negros. Para eles, a meritocracia deve ser o critério de seleção, e não a cor da pele. A maioria dos ouvidos pelo Correio acredita que a criação de cotas no serviço público é discriminatória e reforça o preconceito.

Ednaldo dos Santos, 52 anos, servidor do Ministério da Agricultura, avaliou que a implementação do sistema de cotas nos certames desrespeita a população e amplia o preconceito contra os negros e, até mesmo, entre eles. ;As bancas organizadoras precisam avaliar o candidato pelos conhecimentos aferidos nas provas e não por conta da cor da pele. Isso é ridículo;, afirmou. Santos acredita que, diante da reprovação da maioria dos brasileiros, o sistema de cotas não deve entrar em vigor. Ele disse que o governo precisa rever alguns conceitos. ;O mais justo seria estabelecer uma reserva de vagas para pessoas com dificuldades financeiras e não por raça;, afirmou.

Já na opinião da servidora Nivaldina Santos da Paixão, 58, o sistema de cotas é um não reconhecimento da sabedoriados negros. ;Sem contar que é preconceituoso demais. Os próprios negros deveriam entender isso;, afirmou. ;Com isso, a nossa luta por igualdade perde todo o sentido. Será que não temos capacidade para passar em um concurso? Eu e meus filhos nunca precisamos de cotas para entrar na faculdade ou no serviço público. Foi tudo mérito nosso;, frisou.

A implementação do sistema de cotas em concursos públicos também não agradou a Guaraciara Beca, 53. ;É um total absurdo. Os negros que concordam com isso assumem que somos incapazes e menos inteligentes;, afirmou. Para ela, o que deve prevalecer como critério para aprovação é a capacidade intelectual da pessoa. Constâncio dos Santos, 65, concorda com os colegas. Ele define o sistema de cotas como uma ;discriminação sem medidas.;

;Daqui a pouco vão criar cotas até para entrar no ônibus;, disse a servidora Dilce Fernandes, 66, que, como os outros entrevistados, é afrodescendente. A proposta, na opinião dela, pode trazer uma acomodação por parte dos negros e fortalece a ideia de que as pessoas dessa etnia são menos capazes de passar em um concurso do que outros. Para ela, medidas que segregam as pessoas pela cor da pele tendem a recrudescer o preconceito.


; 10% de vagas
para ex-viciados

Um deputado de Minas Gerais acaba de dar sua contribuição para o debate sobre reserva de vagas em concursos públicos. Vanderlei Miranda (PMDB) anunciou, durante um ciclo de debates na Assembleia Legislativa mineira, a intenção de incluir na agenda de prioridade do governo estadual a proposta de criação de cota de 10% nos certames do estado. Os beneficiados, desta vez, são os ex-dependentes químicos. De acordo com o político, a intenção é reinserir o antigo usuário de drogas no mercado de trabalho para mantê-lo afastado do vício.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação