Foi necessário um trabalho de formiguinha. Certo dia, numa sexta-feira, enquanto fazia escova em um salão de beleza, decidiu propor uma parceria ao dono do estabelecimento. Ela usaria uma salinha pequena, de aproximadamente 4 metros quadrados, para oferecer os serviços de estética e, em troca, dividiria parte do lucro. Sem pensar duas vezes, o dono do salão disse: ;Você pode começar na segunda-feira;.
Com a demanda crescente, Erika decidiu alugar a própria loja. Hoje, ela atende em um espaço de quase 80 metros quadrados, com quatro ambientes. O atendimento vai de segunda a sábado e nos feriados, das 8h às 20h. Na última data comemorativa, 2 de novembro, o centro de estética abriu e nem foi possível atender todos os que buscavam um espaço na agenda. Os serviços incluem limpeza de pele, massagem, podologia, manicure e pedicure, e depilação a laser. São cerca de 60 clientes atendidos por mês.
Erika acredita que o segredo da casa cheia é o atendimento. ;O que mais me ajudou a crescer foi o carisma. É preciso abraçar os clientes. Eu sei até o nome dos animais de estimação deles;, afirma. Ela conta que gosta de conversar com os fregueses e conhecê-los, para saber quais são as suas necessidades e que tipo de produtos mais os interessam. A tarefa exige, porém, jogo de cintura para lidar com as diferentes personalidades. Há quem goste de falar muito, outros preferem o silêncio e a discrição. ;Tem que ser um pouco psicólogo também;, brinca. Ela chega a anotar as datas em que os clientes viajam para se lembrar de perguntar como foi o passeio depois que eles voltam. Desconto para a família, cortesia no aniversário e vale-presentes também estão na lista dos serviços pensados para mantê-los satisfeitos.
Expansão
Hoje, o faturamento da loja varia entre R$ 35 mil e R$ 40 mil por mês. Erika já conseguiu comprar carro próprio e guarda todo o lucro para o próximo passo: a expansão do centro de estética. A empreendedora planeja comprar a própria loja no ano que vem. Como o espaço será maior, ela precisará aumentar também a equipe e contratará pelo menos mais quatro funcionários. Esse, inclusive, parece ser o maior desafio. ;Na área de estética, é muito difícil encontrar mão de obra;, relata. Isso porque não basta ter cursos e diplomas comprovando a qualificação, é preciso saber conversar com o cliente e seguir o padrão da empresa, tudo em nome da qualidade do atendimento, que não pode parar.
Há alguns dias, a chuva que atingiu Águas Claras quebrou as janelas da loja. Foi preciso improvisar alguns tapumes para manter o negócio funcionando. A dica que Erika deixa para os futuros empreendedores é justamente saber se adaptar a essas adversidades e adquirir conhecimento sobre a área em que vai atuar. ;Quem tem dinheiro não tem visão. Quem tem visão tem dinheiro;, aconselha.
Informe-se
; As clínicas de estética e os salões de beleza são consideradas serviços que realizam práticas de interesse à saúde e, portanto, encontram-se sujeitas à fiscalização da vigilância sanitária. Não existe uma norma federal específica sobre o funcionamento desses estabelecimentos. No entanto, são aplicáveis aquelas que dispõem sobre promoção, proteção e recuperação da saúde. Algumas delas são:
. Lei n; 6.437, de 1977, que estabelece as infrações à legislação sanitária federal e as sanções possíveis
. Resolução RDC/Anvisa n; 50, de 2002, que dispõe sobre a infraestrutura física de serviços de saúde
. Decreto Federal n; 77.052, de 1976, que normatiza a fiscalização sanitária das condições de exercício de profissões e ocupações técnicas e auxiliares relacionadas com a saúde
; Já as informações sobre limpeza e higienização estão no Manual de Limpeza e Desinfecção de Superfícies, disponível no hotsite www.anvisa.gov.br/hotsite/segurancadopaciente.
; A responsabilidade por fiscalização, inspeção e liberação do alvará de funcionamento para esses serviços é da vigilância sanitária local. No Distrito Federal, a licença sanitária deve ser solicitada à Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), vinculada à Secretaria de Saúde. As informações estão disponíveis no site www.saude.df.gov.br.