Com a chegada do fim do ano e a urgência do mercado em ocupar as vagas temporárias que surgem no comércio, encontrar o perfil de empregado ideal torna-se um desafio tanto para empresas quanto para os candidatos que desejam ocupar esses postos. Características como proatividade, facilidade de comunicação e empatia encabeçam a lista de atributos desejados. No entanto, segundo pesquisa feita pela empresa de gerenciamento estratégico Arquitetura Humana com cerca de mil profissionais de vendas, essas habilidades são comuns a apenas 16% da população economicamente ativa.
Apelidados de moscas brancas ; em alusão à rara espécie de inseto ;, essa parcela de empregados pode aumentar as vendas em até 22% e apresenta características como a tendência a assumir riscos e a capacidade de ajudar o comprador a se decidir. ;Funcionários assim são difíceis de encontrar, pois o trabalho não é simples. Mosca branca ou não, cabe também ao gestor oferecer treinamento e orientação aos novos integrantes com o intuito de aumentar a produtividade;, comenta o presidente da Arquitetura Humana, Elmano Nigri. O especialista lembra que a empresa tem de definir quais características procura nos candidatos e o que ela pode oferecer no crescimento deles.
Além do período de festas, a aproximação de eventos como a Copa do Mundo de 2014 ajuda no aumento da procura por bons profissionais. O Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) conta, atualmente, com 4 mil inscritos no balcão de empregos temporários e registra uma demanda de 5.850 postos de trabalhos, o mesmo número de 2012. De acordo com o presidente do sindicato, Antonio Augusto de Moraes, a expectativa é de que o número de efetivações após o período seja por volta de 25%, enquanto a média anual é de 20%. ;Essa é uma oportunidade para quem quer ingressar no mercado, uma vez que se procura desde funcionários jovens até quem já tem experiência.;
Efetivação
A primeira reação de Cinthia Fontella, 32 anos, diante da possibilidade de concorrer a uma vaga temporária foi de resistência. Desempregada, ela estava na última parcela do seguro quando soube da oportunidade de trabalhar em um shopping de Brasília no período do Dia dos Pais. Ela foi escolhida para ocupar um posto temporário na recepção de clientes, e a competência de Cinthia chamou a atenção dos superiores. Após cerca de 20 dias, a funcionária foi efetivada para fazer parte da equipe no balcão de informação do local. ;Sei que é importante chegar no horário, ir além das metas e tratar bem os clientes em qualquer situação. Foi o meu primeiro trabalho temporário e consegui ser contratada. Vejo isso como um reconhecimento do meu diferencial e empenho;, conta.
Embora as empresas busquem o candidato ideal para ocupar cargos fixos, alcançar essa meta exige esforço. Para a sócia-diretora da empresa de consultoria e seleção Tegon, Luciana Tegon, quem deseja se manter na vaga precisa estar disposto a oferecer um serviço de qualidade. ;Tanto a empresa quanto o candidato necessitam um do outro. Portanto, na hora da entrevista, é preciso ser honesto nas respostas e pedir licença para questionar o contratador a respeito do que se espera do funcionário;, diz. Luciana lembra que é comum o comércio avaliar os temporários como possíveis substitutos para funcionários já contratados que não têm mostrado serviço. ;Quem faz atividades além das programadas e oferece soluções construtivas para o andamento do negócio passa a ser notado;, esclarece.
Onde encontrar
As lojas de maior porte já finalizaram a contratação, mas as empresas menores vão começar a contratar este mês. Veja onde encontrar as ofertas de emprego:
; A Secretaria de Trabalho do DF (Setrab) reúne ofertas de emprego na capital. Para se candidatar às vagas é preciso fazer o registro em uma das Agências do Trabalhador listadas no site www.trabalho.df.gov.br.
; O Sindivarejista deu início as inscrições em 1; de outubro pelo site www.sindivarejista.com.br e a expectativa é que sejam contratados cerca de 5.850 funcionários temporários em 2013.
Procura-se
Como se destacar e atingir o perfil ideal?
Sem teatrinho
Não adianta fingir interesse no cargo na hora da entrevista e cair na acomodação quando começar a trabalhar. É preciso estar disposto a ajudar quem tem dificuldade, buscar aprender outras funções e assumir responsabilidades. O mesmo vale após a efetivação: tem de manter o papel até o fim.
Não puxe o tapete dos outros
Comportamento antiético é inaceitável. Faça o serviço da melhor maneira possível e, se precisar criticar alguma coisa ou alguém, ofereça também uma sugestão para resolver o problema.
Tenha iniciativa
Mostre-se sempre disposto a ajudar, seja os clientes, seja os colegas de trabalho. Tenha paciência para entender as demandas e necessidades dos compradores e procure feedbacks e orientação de superiores ou de colegas com mais experiência.
Fontes: Luciana Tegon e Elmano Nigri