Trabalho e Formacao

Revalida: candidatos podem consultar resultado da segunda fase

postado em 23/12/2013 18:15
Os participantes da segunda fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2013 já podem acessar, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado das provas de habilidades clínicas, realizadas em dezembro. Dos 111 médicos que fizeram a segunda etapa, 109 (94,78%) foram aprovados.

O Revalida é feito por médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e por brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior. Em 2013, o exame teve a adesão de 37 universidades públicas.

Dos 109 médicos aprovados na segunda fase do exame, 50 são brasileiros. Outros dois países latino-americanos encabeçam a lista de localidades com maior número de aprovados: Bolívia e Colômbia, com 22 e seis aprovados respectivamente.

Na origem dos diplomas também se destacam países da América Latina. Bolívia, Cuba e Paraguai, com 33, 14 e 14 participantes diplomados, respectivamente, representam 55% dos aprovados nas provas de habilidades clínicas do Revalida 2013.

Histórico - O Revalida é aplicado anualmente, desde 2011. O exame é orientado pela Matriz de Correspondência Curricular para Fins de Revalidação de Diplomas de Médico Expedidos por Universidades Estrangeiras.

A avaliação foi criada como uma estratégia de unificação nacional do processo e é referência de utilização de parâmetros igualitários da formação médica no país, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina.

Os candidatos podem consultar o resultado individual no .

Fonte: Inep

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação