Trabalho e Formacao

Persistência em família

Há 29 anos, empresários começaram vendendo três sanduíches por dia. Hoje, são 45 mil unidades por mês

postado em 17/02/2014 10:25
Os irmãos Carlos (E) e Fernando e o pai, Venancio, trabalharam atrás do balcão nos primeiros anosNo primeiro dia de funcionamento do Sky;s Burguer, em 1985, Venancio Pérez López, 80 anos, e os filhos Carlos, 48, e Fernando, 45, venderam apenas três sanduíches. A família persistiu e confiou na qualidade dos produtos e do serviço. ;O desespero não foi tão grande porque nunca em um dia nós vendíamos menos do que no anterior, as vendas sempre aumentavam;, conta Carlos. Hoje, quase 30 anos depois, a lanchonete, uma das mais tradicionais da cidade, produz cerca de 45 mil unidades por mês em três pontos comerciais.

Em 1956, Venancio, que é espanhol naturalizado brasileiro, chegou a Brasília e trabalhou durante nove anos da construção dos blocos comerciais da 106 Sul, quadra onde abriu o primeiro empreendimento, uma mercearia. O negócio funcionou até 1984, quando a concorrência com os supermercados que começaram a abrir nas entrequadras o forçou a fechar as portas. Como o empresário já fornecia carne para algumas lanchonetes, achou que seria uma boa ideia investir no ramo e chamou os dois filhos para participarem dessa nova empreitada. O Sky;s foi aberto no mesmo local.

No início, os próprios donos trabalhavam atrás do balcão, com a ajuda de cerca de cinco colaboradores apenas. Um ano depois de a lanchonete abrir, eles enfrentaram o Plano Cruzado, conjunto de medidas econômicas que incluía o congelamento de preços e a mudança da moeda do país. Com o racionamento de produtos, os três precisavam se revesar nas filas dos supermercados para adquirir carnes e outros ingredientes e servi-los no restaurante. ;Faltava muita mercadoria. Enfrentávamos fila para comprar um quilo de filé de frango;, lembra Fernando.

Exemplo

Hoje, com o negócio consolidado, a família se dedica à gestão financeira e administrativa e conta com supervisores em cada uma das lojas ; são 84 funcionários nos três estabelecimentos. Mesmo assim, um dos principais trunfos é a presença constante deles na lanchonete. ;Já fizemos de tudo no negócio. Então, se um funcionário me diz que tem dificuldade em executar uma tarefa, eu consigo mostrar que é possível, porque eu já fiz;, relata Carlos.
Ao longo do tempo, algumas estratégias foram importantes para manter o negócio. O sistema de entrega funciona de maneira praticamente independente, como uma equipe só para cuidar da produção e da envio do pedido à casa do cliente, que normalmente chega em tempo recorde. Além disso, a unidade da 106 Sul fica aberta até as 5h em alguns dias da semana. Os empresários acreditam que outro segredo foi manter padrão de qualidade desde o primeiro dia e o contato constante com os clientes. Dois dos diferenciais da casa surgiram de sugestões dos fregueses, o açaí e o hambúrguer vegetal, para quem não come carne. ;Tudo é muito caseiro, preparado de forma artesanal, e é o mesmo tempero do sanduíche de 29 anos atrás. Nós sempre procuramos mudar para melhor;, afirma o irmão mais velho.

Todos os funcionários recebem treinamento para trabalhar nas lojas. Alguns deles estão no Sky;s desde o dia da inauguração, fato muito mais raro atualmente. Os empresários relatam que, nos últimos três anos, tem ficado cada vez mais difícil manter os trabalhadores por mais tempo na empresa. ;De 10 pessoas que nós treinamos, perdemos mais ou menos oito;, diz Carlos. O treinamento é o primeiro passo do que eles chamam de processo positivo Sky;s, que inclui ainda fornecedores conceituados no mercado e a qualidade e eficiência do atendimento e dos produtos e termina com a satisfação do cliente.
A entrada da lanchonete na internet também contribuiu. No início do ano passado começaram a investir ainda na presença em diferentes redes sociais, uma forma simples e barata de atingir grande parte do público-alvo. ;É muito importante estar conectado às redes sociais, pois é onde o cliente está e onde ele espera que você esteja;, conclui Carlos.

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