postado em 17/02/2014 10:29
Abandonar aquele emprego que só serve mesmo para pagar as contas no fim do mês e dedicar-se a projetos próprios é o sonho de muitos jovens empreendedores. Mas por onde começar? Uma boa estratégia para desenvolver o negócio é participar da terceira edição do Startup Weekend, que ocorre em Brasília de 21 a 23 de fevereiro. O evento já passou por mais de 500 cidades no mundo todo e formou mais de 600 companhias. Serão oferecidas 125 vagas para candidatos que queiram abrir a própria empresa. Quem garantir a inscrição participará de 54 horas intensas de reuniões com o intuito de debater e escolher as melhores soluções para cada empreendimento.De acordo com o empreendedor e organizador do evento Carlos Bergfeld, o objetivo é fomentar e fortalecer o ecossistema de startups local. ;Nosso intuito é formar empreendedores e fazer com que eles experimentem ferramentas que poderão ajudá-los nesse processo. Serão formados times e teremos mentores com vasta experiência para dar assistência aos iniciantes. Queremos que todos saiam com as mentes energizadas e com muita vontade de criar a própria empresa;, explica.
Mão na massa
No primeiro dia de evento, quem tiver alguma ideia de negócio terá um minuto para apresentá-la a todos os participantes, momento conhecido como pitch. As melhores ideias serão escolhidas, e assim começa uma competição entre os grupos para desenvolver inovações dentro do projeto. ;Vamos fazer palestras motivadoras e atividades para mostrar o melhor caminho para cada time. Além disso, os mentores vão ouvir e passar dicas de situações que já viveram nas próprias empresas;, conta Carlos Bergfeld. No domingo, último dia do evento, um grupo de jurados vai escolher os melhores projetos, que ganharão prêmios, como assessoria jurídica e consultoria administrativa para que a ideia saia do papel.
O empresário Adriano Teles, 28 anos, participou do grupo que venceu a última edição do Startup Weekend Brasília, em fevereiro de 2013, e afirma que o melhor deste evento é permanecer inbox, ou seja, ficar concentrado durante 54 horas com tempo definido para a entrega das tarefas. ;O ritmo de produção é muito intenso. Se todas as empresas tivessem alguns momentos de produção máxima assim, os resultados poderiam ser muito melhores;, diz. Ao lado de mais oito pessoas, Adriano montou o protótipo de empresa que ofereceria opções mais saudáveis para os lanches entre as refeições. ;Participar de eventos assim é a melhor forma de criar uma rede de contato com pessoas competentes e de diferentes áreas;, conclui.
Já Marcela Moraes, 25 anos, recém-formada em desenho industrial, vai participar do evento este ano. Ela quer aproveitar a oportunidade para entrar no mundo empresarial. Marcela diz estar animada para debater a ideia. ;Minha proposta é um projeto de design com viés social que busca alternativas para o não uso de trabalho escravo na produção. Se for escolhida, quero me reunir com pessoas com pontos de vista diferentes para ter diversas visões do negócio.;
O evento contará com mais de 15 mentores, entre eles fundadores de startups, CEOs de grandes empresas e empreendedores experientes. O fundador da HE Labs Rafael Lima virá do Rio de Janeiro para ministrar a palestra de abertura. Ele também será um dos mentores e pretende compartilhar o conhecimento dos 15 anos de experiência como programador e desenvolvedor de software. ;Além da parte técnica na área de tecnologia, pretendo provocar o debate entre os grupos. Vou apontar pontos críticos para que eles identifiquem erros e, então, tentem buscar uma solução.;
Participe
Startup Weekend Brasília
Local: Sebrae ; 605 Sul, Conjunto A
Data: 21 a 23 de fevereiro de 2014
Programação e inscrições: brasilia.startupweekend.org