A loja cresceu com a cidade. ;A demanda aumentou com o tempo, pois a Asa Norte cresceu. Era um deserto, não tinha nada aqui atrás;, lembra. Os fregueses são moradores, profissionais a caminho do trabalho ou que estão próximos do escritório. Na lista de clientes ilustres que frequentaram ou frenquentam a barbearia, estão réus do processo do mensalão, embaixadores, ministros e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT/RS).
Jorge foi praticamente criado na loja. Desde os 12 anos ajudava os pais em vários serviços. Varreu chão, cuidou do caixa e de serviços de banco. Para contribuir ainda mais com o negócio, fez o curso superior de administração e aprimorou as habilidades de gestão de pessoas, de atendimento, além de obter entender melhor o fluxo de caixa. ;Eu tinha prática, mas não tinha conhecimento. A graduação me ajudou bastante.;
Mudanças
Onofre morreu em 2008, aos 61 anos, e o filho assumiu a empresa com a ajuda da mãe e de um tio, mas ambos morreram dois anos mais tarde. Mesmo com a experiência acumulada desde criança, Jorge enfrentou dificuldades para manter o negócio sozinho. Hoje, ele é a cara da nova fase da barbearia, ligada às demandas do mercado e em constante atualização, mas sem perder a tradição e a essência da comércio. Em 2011, abriu uma nova unidade em Águas Claras. As cadeiras são as mesmas da década de 1970, que foram restauradas especialmente para o espaço. Os clientes são recebidos com café expresso, e as toalhas usadas para fazer a barba são aquecidas e aromatizadas. Toda a loja tem estilo retrô, e a unidade da Asa Norte, que hoje ocupa três pontos na comercial, está em reforma para seguir o mesmo padrão.
Além disso, a barbearia conta com uma página no Facebook, em que divulga promoções, e patrocina um grupo de teatro da cidade para ajudar a atrair clientes. Jorge também mantém 22 assinaturas de revistas nas duas unidades ; de gibis a títulos sobre carros ; e oferece internet sem fio.
Em algumas características do negócio, porém, não é possível mexer. O empresário já tentou, por exemplo, oferecer o serviço de manicure na barbearia, mas a aceitação não foi total e mesmo os fregueses que aprovaram a mudança não eram suficientes para manter a profissional contratada todas os dias na loja. O preço também é mantido num limite acessível ; corte de cabelo e barba custam R$ 23.
Tudo isso para não perder o foco principal: o cliente. ;Ele é o nosso patrão;, afirma Jorge. Por isso, o empresário não abre mão de uma equipe competente e unida. ;Não dá para trabalhar sozinho;, diz. Os funcionários sempre são contratados por meio de indicações dos veteranos. São 23, seis deles trabalham em Águas Claras e o restante na matriz. O comprometimento com o trabalho e a boa aparência estão entre as principais exigências.
Para gerenciar tudo, o herdeiro nunca tira mais do que 15 dias de férias, mas está preparando os três filhos para ajudá-lo a manter o negócio familiar. ;Já estou colocando eles a par da rotina;, conta. E a memória do pai permanece, não só no legado que deixou, mas também com os amigos que frequentemente visitam as lojas e lembram o pioneiro.