Trabalho e Formacao

Chioro defende legalidade e regularidade na contratação de médicos cubanos

postado em 19/03/2014 16:40
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, defendeu, há pouco, o regime de contratação dos profissionais cubanos que participam do programa Mais Médicos. ;Os funcionários públicos do Estado cubano são pagos diretamente pelo governo deles. É assim em qualquer País e esta contratação, via Opas [Organização Pan-Americana da Saúde], é perfeitamente legal com base em leis aprovadas pelo Congresso Nacional;, disse.

O ministro lembrou também que as vagas ocupadas por esses profissionais foram oferecidas antes a outros profissionais. ;Os 11.361 médicos cubanos foram para os mais de 3 mil municípios para onde nem os profissionais brasileiros, nem os médicos dos demais países tiveram interesse de ir;, afirmou.

Segundo Chioro, mais de 700 municípios não tinham nenhum médico antes do início do programa. ;O Mais Médicos democratiza a distribuição da saúde;, comentou.

O ministro garantiu ainda que as dúvidas sobre a capacitação dos médicos cubanos caíram por terra depois que eles entraram em serviço.

O ministro participa de audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para falar sobre o regime de contratação dos médicos cubanos pelo governo brasileiro no programa Mais Médicos.

A audiência prossegue no plenário 9.

Assista ao vivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação