Trabalho e Formacao

Expediente em tempo de Copa

Para garantir a produtividade durante o mundial, é preciso se programar e definir escalas de trabalho

postado em 07/04/2014 10:13

A equipe do escritório de arquitetura de Daniel (E) será liberada horas antes dos jogos da Seleção

Todo ano de Copa do Mundo é a mesma história: as empresas montam esquemas para permitir que funcionários assistam às partidas do Brasil marcadas para a hora do expediente. No entanto, com o país como sede do torneio neste ano e a presença de grandes seleções nos gramados brasileiros, gestores precisam demonstrar ainda mais jogo de cintura para lidar com a vontade dos funcionários de acompanhar o evento.

;As empresas precisam entender que 2014 é um ano atípico, com feriados emendados, Copa e eleição;, afirma Leyla Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). De acordo com a especialista, as companhias devem fazer um bom planejamento para garantir a produtividade sem que a Copa do Mundo passe batida. ;Com exceção das fábricas, que contam com linhas de produção que não podem ser suspensas, é preferível atuar com foco nos resultados e otimização do tempo;, explica.

No escritório de arquitetura de Daniel Mangabeira, 39 anos, a ordem é produzir normalmente. Com exceção de jogos do Brasil, quando a equipe será liberada horas antes das partidas, não haverá diferenças no horário de expediente nos outros dias. Porém, quem desejar assistir a algum desses jogos pode combinar uma forma de não perder os lances nem a produtividade. ;Temos metas a serem cumpridas, então é importante que o funcionário saiba da responsabilidade de produção;, diz. Quem alcançar o objetivo determinado pela firma poderá ganhar algumas horas de folga para acompanhar as outras seleções.

Como Brasília vai receber sete jogos da Copa, existe outra preocupação: os esquemas de trânsito, que devem afetar a rotina dos moradores em todo o Distrito Federal. Moradora de Taguatinga, a arquiteta Luciana Ribeiro, 24 anos, que trabalha no escritório de Daniel, já combina esquemas de escalas nos dias de partida no Mané Garrincha. Nessas datas, o Eixo Monumental deve fechar na parte oeste. ;Se, no Mundial de 2010, eu fiquei presa quatro horas no trânsito da Estrutural momentos antes de um dos jogos do Brasil, será bem pior quando fecharem as pistas da área central;, prevê.

Para resolver esse tipo de situação, a consultora de recursos humanos Marikeli Teles recomenda a opção de trabalhar em casa para quem for ter dificuldades em comparecer ao serviço nos dias de jogos em Brasília. ;O chefe deve compreender e dispensar os funcionários nessas situações. É melhor se planejar para dobrar o turno ou criar escalas com antecedência para evitar prejuízos;, sugere.

Festa responsável
É comum que empresas deixem televisores ligados durante a Copa do Mundo. Às vezes, também podem ocorrer festas durante partidas mais decisivas, como semifinais e confrontos entre grandes seleções. O escritório de arquitetura de Daniel Mangabeira tem uma televisão que deve ficar desligada a maior parte do tempo, e o próprio gestor acredita que reuniões descontraídas podem ocorrer durante o evento. ;Na última Copa, juntamos todo mundo e trouxemos comida e cerveja para assistir a alguns jogos. Não houve problema algum, e a produtividade foi mantida;, recorda o arquiteto.

José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), acredita que a empresa acerta ao investir em confraternizações durante a mundial. Liberar funcionários em jogos mais importantes evita a dispersão provocada pela curiosidade para saber os resultados. ;Pessoas focadas produzem muito mais, então um bom planejamento para a época da Copa do Mundo permite que a produtividade não seja perdida com o interesse no evento;, afirma.

Apesar de recomendar confraternizações como forma de descontrair a equipe, a consultora de RH Marikeli Teles afirma que bebidas alcoólicas devem ser evitadas. ;Álcool em ambiente de trabalho é desaconselhável porque pode comprometer a produtividade depois da festa;, pondera. Televisões ligadas em tempo integral também podem distrair os funcionários, alerta a especialista. ;Não vejo como dar atenção à tevê e ao trabalho ao mesmo tempo;, diz. Para ela, o melhor é que o aparelho permaneça desligado para aqueles que estiverem em serviço. ;Se todos os colaboradores quiserem assistir à tevê, é preferível montar uma escala de horas para conseguir esse momento de folga.;

Calendário

; O Governo do Distrito Federal (GDF) já definiu que órgãos públicos distritais terão ponto facultativo nos dias de partidas em Brasília ou de jogos da Seleção brasileira. O expediente será encerrado às 12h. Empresas privadas podem decidir as próprias regras de funcionamento. O Ministério do Planejamento definiu que o expediente na administração pública federal irá até as 12h30 em dias de jogos do Brasil, com compensação das horas não trabalhadas.

Confira as datas dos jogos*:
Em Brasília

19 de junho (qui): Colômbia x Costa do Marfim
23 de junho (seg): Camarões x Brasil
26 de junho (qui): Portugal x Gana
30 de junho (seg): 1;E x 2;F

Partidas da Seleção brasileira

12 de junho (qui): Brasil x Croácia
17 de junho (ter): Brasil x México

; Se o Brasil passar da primeira fase, pode jogar em 4 de julho (segunda) nas quartas de final e em 8 ou 9 de julho (quarta ou quinta), a depender da tabela da primeira fase.
*Inclui apenas partidas em dias de semana

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação