Em seis dias de evento, 36 oradoras vão dar orientações de como treinar o comportamento empreendedor, ensinar modelos de planejamento de negócio e, ao relatar as próprias histórias de sucesso, levar inspiração às participantes. ;O perfil da empreendedora é a mulher que acredita ser possível viver daquilo que faz melhor. Quando empreende faz isso por amor, por acreditar no projeto, e, assim, se dedica com mais afinco que o homem;, afirma Carolina Rezende, idealizadora do site Mulher de Negócio e organizadora do congresso.
;Quando decidi empreender, não encontrava um lugar comum em que pudesse compartilhar minhas dúvidas e dificuldades com outras mulheres que desejavam abrir o próprio negócio;, diz. ;Nossa expectativa é de que, ao fim do congresso, as participantes estejam aptas a colocar em prática as lições aprendidas.;
Conquista
Estudo, do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que elas estão abrindo mais negócios: 52% dos empreendedores com menos de três anos e meio de atividade ; são do sexo feminino.
Juntas, microempreendedoras e trabalhadoras por conta própria somam mais de 6,9 milhões de mulheres (veja quadro), de acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Giovanna Baccarin, organizadora do Congresso Nacional da Mulher Empreendedora (Conamemp), que ocorreu em março pela internet, acredita que todas as pessoas têm um pouco de espírito empreendedor. ;Congressos on-line e gratuitos atingem pessoas que estão longe dos grandes centros. A força disso é a informação disseminada;, afirma Giovanna, que vai palestrar no Conaefe.
Três perguntas para
Cristiana Rech, sócia-diretora da Duohaus, clínica de estética fundada em 2010 em Brasília
Qual a importância de despertar nas mulheres o empreendedorismo?
Hoje, homens e mulheres são criados para serem funcionários públicos e terem estabilidade. Isso é limitar até onde a pessoa pode chegar. Queremos dar às mulheres a perspectiva de que podem estar à frente de coisas grandes. É possível se capacitar para ser empreendedor.
Sua palestra é uma referência ao livro A estratégia do oceano azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (Editora Campus-Elsevier, 258 páginas, R$ 82,90). Qual o conceito presente na obra?
A estratégia é criar um novo modelo de negócios para algo existente no mercado. O produto não é necessariamente diferente do oferecido pelos concorrentes, mas a forma como é conduzido agrega valor ao negócio. Quem inova tem grande possibilidade de ser percebido como diferente. Então, você nada no oceano azul, enquanto a concorrência sangra no oceano vermelho.
Como a mulher empreendedora pode criar esse oceano?
É preciso se conhecer como profissional e como ser humano. A essência dela tem de estar impregnada no negócio. Ela também deve estar aberta a ideias da equipe.
Não perca
O Conaefe ocorre entre 4 e 9 de agosto e é voltado para o público feminino, mas homens também podem participar. Inscrições podem ser feitas ao longo do evento. Trinta minutos antes de cada palestra, donos dos e-mails cadastrados receberão um link para a exibição. Inscrições gratuitas pelo site www.conaefe.com.br.