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Uma identidade visual bem-elaborada pode diferenciar o seu negócio daquele dos concorrentes. Descubra como é importante a etapa que vai fazê-lo se destacar nesse concorrido mercado

postado em 27/10/2014 12:01
Uma identidade visual bem-elaborada pode diferenciar o seu negócio daquele dos concorrentes. Descubra como é importante a etapa que vai fazê-lo se destacar nesse concorrido mercadoInvestir na elaboração da marca deixou de ser exclusividade de grandes empresas. Na verdade, pequenos negócios podem se beneficiar muito dessa etapa. Independentemente do porte do empreendimento, é importante ter uma identidade visual alinhada aos conceitos que serão passados aos clientes. Se pensou em um custo elevado, enganou-se. Soluções simples e criativas podem mudar a percepção do público-alvo sobre o seu produto.

Ao perceber que novos empreendedores tinham dificuldades para criar a marca, duas jovens publicitárias resolveram aplicar o conhecimento, a criatividade e o talento na Avocado Design. Fernanda Mujica, 25 anos, terminou a faculdade na Espanha. O trabalho de conclusão de curso foi a elaboração de plano de negócios para abrir uma empresa de inovação. Quando voltou a Brasília, quis colocar o projeto em prática. Precisava de uma pessoa com perfil parecido com o seu para apostar na ideia. Alessandra Cavendish, 24, também publicitária e recém-formada na época, aceitou o convite. Hoje, a parceria de quase dois anos colhe os frutos de um trabalho diferenciado e criativo.

Arriscaram as economias e a carreira para ajudar quem sempre sonhou em ter um negócio por meio de branding e a comunicação da marca. ;Testamos vários métodos e algumas dinâmicas com clientes até que estabelecemos o próprio modo de trabalho. Estudamos o perfil da empresa para criar um posicionamento dela diante do público consumidor. Assim, trabalhamos desde a criação da marca até a divulgação do produto ou serviço para o cliente. Planejamos e executamos demandas visuais de design;, explica Fernanda.

Planejamento

Primeiro, analisam os problemas do cliente. Depois, elaboram uma estratégia para resolvê-los. Assim, otimizam a verba do cliente e o tempo de trabalho aplicado em cada projeto. O serviço oferecido pela Avocado atende diferentes segmentos e áreas, por isso a oportunidade de negócio se mostrou tão promissora em tão pouco tempo. ;Por sermos jovens empreendedoras e trabalhar com outros pequenos empresários, nos identificamos com a maioria dos problemas que nossos clientes relatam. Além de gerar uma empatia quase imediata, entendemos qual a necessidade deles;, reflete Alessandra.

Algumas mudanças foram feitas desde o início da empresa. Por exemplo, o plano de comunicaçãofoi alterado ao longo dos trabalhos. ;A Avocado nasceu com um conceito de design sustentável. Nosso foco principal eram as ONGs. Em Brasília, é um pouco difícil trabalhar com essas instituições. Então, focamos para o microempreendedor. De certa forma, ajudamos a cidade a se desenvolver e pessoas a terem novas oportunidades;, afirma Fernanda.

; O que é

Branding é a uma disciplina que reúne conhecimentos de diferentes áreas (marketing, administração, design e publicidade) que trabalha com o objetivo de imaginar e descrever a essência de uma marca (empresa, produto, serviço, instituição). Além disso, busca criar e administrar expressões coerentes com o plano original. É uma disciplina que busca cuidar dos aspectos internos e externos de uma empresa para que haja coerência entre o que se propõe e o que se faz.

Análise do conceito

;É importante definir que hoje, quando falamos de marca, estamos falando de um aspecto mais amplo do que somente uma marca gráfica que simboliza um produto, serviço ou organização. Hoje, o termo ;marca; inclui todas as dimensões e expressões do que esse produto, serviço ou organização representa e como é entendido e sentido pelas pessoas com as quais se relaciona. As organizações perceberam que é preciso encontrar um relacionamento com as pessoas em vez de somente vender e ganhar dinheiro. As marcas já não são definidas pelo que elas próprias determinam, mas pelo que as demais pessoas pensam sobre elas. O consumidor se tornou mais exigente. Os mercados têm nichos e é possível ter marcas diferenciadas. A que não deixa claro a que veio ao mundo e que sua oferta não é essencial, está fadada a fechar ou a ficar com as sobras de mercado, sem chance de liderar. Algo interessante neste cenário é que as diferenciações se dão por algo mais sutil, como ideias, valores e modelos mentais, coisas que dificilmente são copiáveis. Mesmo que se copie a forma/expressão de marcas com uma personalidade bem construída, é impossível igualar-se.;


Victor Guerra, designer visual e especialista em conceituação estratégica

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