Elisa Cabral: site ajudou a escolher a empresa onde trabalhar |
Está pensando em trabalhar numa empresa, mas não sabe se é uma boa opção? Foi para sanar esse tipo de dúvida que a plataforma on-line LoveMondays foi criada em novembro do ano passado. Pautada em reunir resenhas e avaliações anônimas sobre empregadores, o portal visa operar como fonte de informação para quem almeja mudar de trabalho. A proposta ambiciosa e inovadora é de contribuir para a transparência sobre o ambiente profissional e as oportunidades de desenvolvimento dentro das empresas. O site da startup atualmente conta com cerca de 3 mil resenhas sobre mais de 1,5 mil companhias nacionais e internacionais.
Funcionários ressentidos podem até usar a plataforma para descarregar mágoas, mas o site não se limita a críticas: o espaço também é para elogios e recomendações. Além disso, as companhias também têm espaço na plataforma. ;Elas podem falar sobre oportunidades de carreira, treinamento e benefícios;, esclarece a advogada Luciana Caletti, cofundadora e diretora executiva da LoveMondays. Segundo ela, a fonte de informação profissional mais útil está na empresa onde se deseja trabalhar. ;É por meio do boca a boca que o interessado vai conseguir informações detalhadas acerca das companhias. No site, os candidatos podem investigar e descobrir se determinado empregador dispõe ou não do ambiente de trabalho esperado. Fatores como a cultura corporativa da companhia e progressões funcionais são discutidos.;
Segundo Luciana, a LoveMondays preza pela privacidade e pela segurança dos usuários. ;Os interessados podem se cadastrar gratuitamente para avaliar as companhias, e todas as informações sobre eles são mantidas em sigilo. Todos os comentários passam por aprovação, e palavrões são sempre cortados;, informa. Ela acredita que, por conta disso, a credibilidade das resenhas é garantida. ;Quando as pessoas se sentem seguras para falar o que pensam, tendem a ser mais sinceras em suas observações;, ressalta.
Experiência
Apesar de a sinceridade ser um ponto forte do site, Luciana observa que ;o foco não é falar mal das empresas, mas compartilhar experiências.; A professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (ECO/UnB) Denise Imbriosi alerta que a ética profissional deve ser mantida nos comentários. ;O mesmo cuidado que o funcionário precisa tomar ao comentar sobre o trabalho com colegas deve ser levada em consideração na internet, mesmo anonimamente. A plataforma visa à troca de informações e não deve ser usada a fim de prejudicar ninguém;, orienta. Denise Imbriosi acredita que plataformas como a LoveMondays tendem a beneficiar o mercado. ;Com sites como Catho, LinkedIn e 99jobs, que oferecem serviços similares, o trabalhador pode pôr em perspectiva suas ambições no local onde deseja trabalhar. Ao conhecer bem o terreno, o funcionário poderá, desde o começo, saber sobre suas possibilidades e limitações dentro das companhias;, diz.
Para a professora, a troca de informações no âmbito profissional de forma anônima é uma alternativa àqueles que não dispõem de uma ampla rede de relacionamentos. ;Em um mundo globalizado, com o tempo, acredito que esse tipo de negócio será a principal forma de networking entre trabalhadores. Empresas já utilizam métodos semelhantes há algum tempo para fechar negócios, e esse é um tipo de projeto que tende a se expandir;, comenta.
A visão do empregador
Renato Guedes, gerente de Recursos Humanos das lojas Riachuelo, acredita que sites como o LoveMondays são positivos já que aproximam os funcionários da empresa. ;É interessante que esse tipo de informação esteja acessível. Colaboradores, junto dos clientes, são responsáveis pela construção de uma companhia. Ouvir o que eles têm a dizer é fundamental.; Segundo Renato, conhecer a opinião de outras pessoas sobre o ambiente onde se deseja trabalhar pode influenciar na tomada de decisão do candidato quanto aos rumos da vida profissional. ;Assim ninguém é pego desprevenido. Por meio de treinamentos e dinâmicas de grupo, empresas estabelecem um grau de expectativas quanto ao trabalho que será prestado. Dando a mesma possibilidade ao colaborador, ele tem o poder de escolha para decidir se seu perfil se ajusta ou não ao perfil ou não à determinada empresa;, observa. A chance de a empresa ganhar má reputação não está entre as preocupações do gerente. ;Isso não nos incomoda. A empresa tem recomendações mistas na plataforma, e o feedback dos colaboradores é importante.;
Escolha de carreira
Além de disponibilizar resenhas com avaliações funcionais, a plataforma permite que os interessados consultem gratuitamente se o salário de um funcionário é compatível com o de seus colegas de empresa e também com aqueles que possuem cargos similares em outras companhias. Os valores são preenchidos de forma colaborativa pelos usuários.
Elisa Cidreira, 23 anos, aderiu à plataforma recentemente. Segundo ela, serviços do tipo são especialmente úteis para quem está ingressando na vida profissional. ;É importante para quem está começando saber a média salarial de quem já atua na área. Existem sindicatos e leis para isso, mas eu acho que um profissional qualificado deve sempre procurar um local de trabalho onde possa progredir;, diz.
Graças à plataforma, a nutricionista especializada em nutrição esportiva se sentiu apta a escolher como local de trabalho uma empresa voltada à suplementação esportiva. ;Por meio do site, eu pude analisar as possibilidades. Há infinitas opções para a minha área e, com o site, consegui comparar e escolher melhor;, conclui.
Acesse
; www.lovemondays.com.br
Outros sites em que é possível descobrir mais sobre empresas
; linkedin.com
; catho.com.br
; 99jobs.com