postado em 24/04/2014 16:13
Estão abertas as inscrições para vaga de estágio no Programa de Transparência e Acesso a Informações, no Ministério da Justiça (MJ). Podem concorrer estudantes dos cursos de comunicação social ou comunicação organizacional que estejam cursando a partir do 3; semestre. A carga horária é de 6 horas e a bolsa-estágio é de R$520, além do auxílio transporte de R$ 6 por dia.O estudante deve possuir habilidade para redigir textos e elaborar apresentações, especialmente em PowerPoint; interesse por plataformas digitais e pelos temas de transparência e de acesso à informação; e disponibilidade de início imediato.
Para se candidatar, os graduandos devem enviar e-mail com currículo e indicação de turno de disponibilidade para estágio (matutino ou vespertino) para transparencia@mj.gov.br e camila.dumiense@mj.gov.br com o assunto "Estágio Transparência 2014". As inscrições podem ser feitas até 2 de maio.
Após o término das inscrições, os candidatos vão passar por duas etapas. Na primeira, devem escrever uma redação de até 30 linhas sobre assunto relacionado ao Programa de Transparência e Acesso à Informação. O candidato terá até 2 horas para realizar a prova, em dia e local a serem agendados. A 2; etapa é uma entrevista com os candidatos selecionados após análise do currículo e da redação.
As funções do estágio são: auxiliar na produção, inserção e atualização de conteúdo no Portal do MJ; auxiliar na elaboração de apresentações sobre temas de interesse do Programa de Transparência, especialmente em PowerPoint; realizar pesquisas em sites governamentais nacionais e estrangeiros e sugerir novas práticas de transparência ativa; e colaborar na produção de conteúdo de comunicação no âmbito do Programa de Transparência e da Secretaria-Executiva do MJ.
O Programa de Transparência e Acesso a Informações é a unidade responsável pela implementação da Lei de Acesso à Informação (Lei n; 12.527/2011) no Ministério da Justiça. A unidade assessora o gabinete do ministro nas decisões de recursos em pedidos de acesso à informação e orienta as unidades do ministério quanto às boas práticas e à política de transparência. À Coordenação cabe ainda a divulgação das políticas de transparência ativa, especialmente por meio do Portal do MJ, e a governança das estratégias de divulgação de informações em formato aberto na Internet, promovendo a política de Dados Abertos governamentais.