Estagio

Em busca de experiência

Dia do estagiário é comemorado em 18 de agosto. Conheça as vantagens de ter essa experiência no currículo

postado em 18/08/2014 11:02

A carreira profissional de grande parte dos trabalhadores tem início por meio do estágio. Para homenagear essa categoria, nesta segunda-feira (18) é comemorado o Dia do Estagiário. A data foi escolhida por causa da publicação do Decreto n; 87.497 que, em 1982, regulamentou a primeira Lei do Estágio. ;Ingressar em um estágio durante o período de graduação pode trazer várias vantagens;, afirma o consultor em recursos humanos Cleber Andriotti. ;Com ele, o aluno pode simular a vivência da profissão que escolheu e aplicar dentro da empresa o conteúdo que está estudando;, afirma.

Priscila Sá, recém formanda em administração: Segundo ele, atuar em uma corporação antes de concluir um curso contribui para que os futuros profissionais estabeleçam contatos e tenham uma experiência inicial com a área na qual irão atuar, facilitando o ingresso no mercado de trabalho. ;Muitas empresas, no momento da contratação, procuram pessoas que têm alguma experiência. Assim, muitos estudantes recém-formados têm dificuldades para conquistar o primeiro emprego. Ter realizado um estágio é uma boa maneira de romper essa barreira inicial;, ressalta Andriotti.

Esse foi o caso de Priscila Sá, 22 anos. Recém formada no curso de administração pela Universidade de Brasília (UnB), ela estagiou durante um ano no escritório da fabricante de automóveis Fiat em Brasília. Para ela, além da oportunidade de trabalhar numa empresa de grande porte, o período de estágio foi uma maneira de estabelecer contatos e somar alguma experiência na área ao currículo.

;O curso de administração é bastante teórico. Quando aliei a teoria à pratica foi mais fácil entender o que eu estava estudando e até tomar gosto pela profissão. Além disso, acabei criando uma rede de contatos profissionais muito boa. Se não fosse o estágio eu teria me formado sem perspectiva de emprego e sem saber como ingressar no mercado de trabalho;, conta Priscila. ;Quando você tem essa experiência durante o curso, chega ao mercado com algo para dizer!”, completa.

Para o consultor Cleber Andriotti, a relação entre estagiários e empresa tende a ser benéfica para ambos os lados. ;O estudante acaba trazendo para a empresa o conteúdo acadêmico que está estudando como, por exemplo, novas pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. Para o estudante, é uma possibilidade de potencializar com a prática todo o conteúdo que vê em sala de aula;, explica. Ele destaca, porém, que é preciso que as empresas entendam claramente os objetivos de ter um estagiário na equipe. ;Muitas vezes as empresas acabam utilizando o estagiário como mão-de-obra barata, desvirtuando a função. É preciso estar atento para que o estagiário cumpra apenas funções dentro da sua área de estudos e não seja sobrecarregado.;

Conquistando uma vaga
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (ABRES), dos sete milhões de brasileiros cursando o nível superior, apenas 10,51% estão estagiando. Com o objetivo de orientar sobre o processo de seleção e encaminhar mais alunos para o mercado, algumas instituições promovem iniciativas para ajudar o aluno que deseja passar por uma experiência de estágio.

[SAIBAMAIS]Uma delas, o Centro Universitário Estácio Facitec criou, em abril de 2013, o Espaço Estágio Emprego (E3). ;Temos parcerias com aproximadamente 480 empresas. O E3 oferece auxílio desde a elaboração do currículo até como se comportar nas entrevistas, além de dar suporte para as empresas que precisam desses profissionais;, afirma a coordenadora da iniciativa Rafaella Febe.

Andriotti aconselha ainda que os alunos que buscam uma vaga de estágio não desanimem na primeira negativa e demonstrem comprometimento com o trabalho e vontade de aprender durante o processo de seleção. ;O aluno tem que entender que, muitas vezes, não está preparado para aquele processo seletivo ou pode não ter o perfil adequado para a vaga naquele momento. É preciso ter paciência e buscar outras oportunidades.;

Confira algumas empresas que estão com vagas abertas para estágios:

Whirpool Latin America
Inscrições para estagiários e trainees até 2 de setembro pelo site .
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, está com as inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos. O processo seletivo conta com provas online, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores.

Honda
Inscrições para o Programa Jovens Talentos 2015 até 15 de setembro pelo site
A Honda, fabricante de motocicletas e automóveis, oferece vagas de estágio e trainee para as unidades de São Paulo (SP), Sumaré (SP), Recife (PE) e Manaus (AM).

Alstom

Inscrições até 30 de setembro pelo site
A Alstom, empresa multinacional de equipamentos e soluções para infraestrutura metroferroviária e geração e transmissão de energia, está com aproximadamente 60 vagas abertas para o programa de estágio, com duração de 12 a 24 meses, dependendo da área de atuação.

Alcoa
Inscrições até 15 de setembro pelo site
Alcoa, empresa que opera no Brasil em toda a cadeia de produção do alumínio está com inscrições para o Programa de Estágio 2015. As vagas estão distribuídas em seis localidades: Itapissuma (PE), Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), São Luís (MA), Santo André (SP) e Tubarão (SC). Podem participar do processo seletivo universitários de cursos de exatas e humanas com formação prevista entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016.

Gi Group Brasil
Inscrições até 5 de setembro pelo site
A Gi Group Brasil, uma das líderes globais do segmento de recursos humanos, está recebendo inscrições de estudantes de cursos de nível superior e técnico nas áreas de exatas e humanas para o programa de estágio 2015. Serão oferecidas vagas nas unidades da companhia na capital e no interior de São Paulo.

Volkswagen

Inscrições até 28 de setembro pelo site
A Volkswagen do Brasil seleciona candidatos para o Programa de Estágio 2015. Para participar da seleção os candidatos devem estar cursando, em 2015, o penúltimo ou último ano do curso de nível técnico (vagas apenas para São Bernardo e São José dos Pinhais) ou superior (todas as unidades).

Grupo Bayer

Inscrições até 26 de outubro pelo site
A Bayer, multinacional alemã com atuação nos segmentos de saúde, ciências agrícolas e materiais inovadores, recebe inscrições para dois programas de estágio. São 130 vagas para os cursos de administração, farmácia, química, relações internacionais, engenharia de produção, comunicação social, propaganda e marketing, direito, sistemas de informação, comércio exterior, ciências contábeis, ciências econômicas, psicologia, medicina veterinária, secretariado, ciências biológicas e agronomia.

Raízen
Inscrições até 15 de setembro pelo site
A Raízen abre inscrições para o Programa de Estágio 2015. São mais de 100 vagas em 18 áreas para estudantes de diferentes cursos.

Pão de Açúcar

Há doze vagas para estudantes de segundo ou terceiro semestre de gastronomia em unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Ceará. No DF, os interessados devem entregar currículo pessoalmente no setor de Recursos Humanos da matriz, localizada na 516 sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação