Trabalho e Formacao

Mercadante anuncia prorrogação das inscrições no Ciência sem Fronteiras

postado em 08/01/2013 15:22
O ministro da Educação anunciou, nesta terça-feira (8/1), a prorrogação das inscrição para bolsas do Ciência sem Fronteiras. O prazo terminaria em 14 de janeiro, mas será estendido até o dia 24. As bolsas são para cursos de graduação e pós-graduação em 15 países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Cerca de 40 mil estudantes já se inscreveram nesse edital do Ciência sem Fronteiras. As inscrições devem ser feitas no. Confira a . De acordo com o ministro, a ampliação do prazo tem como objetivo atender os estudantes que não conseguiram fazer o cadastro por causa de erro técnico. Alguns estudantes reclamaram de. Alunos dos cursos de design e de sistemas de informação enfrentam o problema, que ocorre porque alguns cursos previstos possuem nomes diferentes no registro do MEC.

O ministério informou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) trabalha no ajuste sistemático da nomenclatura dos cursos no sistema, "a fim de viabilizar a inscrição de todos os interessados até o final do período válido".

Mercadante confirmou ainda que valem os cursos que estão no edital de abertura e só serão aceitas inscrições nessas áreas. Em novembro, 20 áreas previstas no edital anterior foram eliminadas do programa para as bolsas do 2; semestre de 2013. A maioria delas era na da área de humanas e algumas na área de saúde. No entanto, em 19 de dezembro, a Justiça Federal do Ceará determinou a suspensão da parte do edital que excluía os cursos.

O ministro também anunciou que foram contratados 500 mil exames de proficiência do TOEFL para o programa Inglês sem Fronteiras. O ministério percebeu um número muito alto de inscrições para bolsas em países de língua espanhola e portuguesa. "Isso é um indício de insegurança dos brasileiros em se inscrever para bolsas de inglês", afirmou Mercadante, por isso a enfâse da pasta na certificação dos alunos em inglês.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação