postado em 10/04/2013 15:52
O Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST), estão consolidando uma chamada pública conjunta para a área de nanobiotecnologia.
O objetivo da chamada será estimular a cooperação internacional entre grupos de pesquisadores brasileiros e japoneses de ciência e tecnologia para a produção de projetos inovadores nesta área.
O apoio será viabilizado através de financiamento de materiais de consumo, mobilidade internacional de pesquisadores envolvidos nos grupos beneficiados pela chamada e disponibilização de bolsas no exterior, que serão viabilizados pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O fomento aos projetos contará com a contrapartida da Agência Japonesa.
Já está definido que os temas contemplados na chamada pública serão: alimentação funcional; conversão de biomassa, microalgas e desagregação microbiana; biorremediação, biolixiviação, reabilitação ambiental e sensores nanobiotecnológicos; biofármacos; biomateriais; e biologia sintética.
O detalhamento sobre os prazos de entrega das propostas, avaliação e divulgação do resultado, assim como os critérios de julgamento das propostas, entre outros, serão detalhados na chamada pública, que será lançada em breve.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq