Trabalho e Formacao

Resultado de 17,2 mil bolsas do CsF começa a ser divulgado ainda hoje

postado em 24/04/2013 18:58

O Ministério da Educação (MEC) começa a divulgar ainda hoje (24) o resultado de 17.282 mil bolsas de estudos no exterior para universitários inscritos no programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante uma coletiva nesta tarde.

Como as vagas correspondem a inúmeros editais para vários países, e como cada um atende a um calendário específico, as listas devem ser publicadas ao longo dos próximos dias.

A lista com os nomes dos selecionados será publicada nos sites da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior () e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (). Do total, 15.959 bolsas são de graduação, e 1.323, de pós-graduação.

Incentivo pela segunda língua
Mercadante avisou ainda que as bolsas oferecidas a Portugal no último edital estão temporariamente suspensas. Desta forma, o CsF não enviará estudante para as universidades portuguesas no próximo semestre. A medida é uma resposta à grande procura dos candidatos ao país europeu. ;(Os estudantes) encontraram um caminho para não enfrentar o obstáculo da língua;, explicou o ministro.

Os universitários selecionados para viajar no próximo semestre e que escolheram o país lusófono como destino deverão fazer uma nova opção nos próximos dias. De acordo com o levantamento do ministério, cerca de 600 alunos ainda não modificaram o país para o qual desejam viajar, e precisarão fazê-lo nos próximos dias, sob a pena de não conseguirem embarcar ainda neste ano.

Mercadante explicou que o país acumula uma grande quantidade de alunos que, embora sejam excelentes, não têm o domínio de uma língua estrangeira. ;Eles estão especialmente em escolas públicas. Nós não vamos deixá-los para trás. Esse programa veio para fazer a inclusão de quem tem talento e não de quem só tem renda, como sempre foi na história do Brasil. É para todos e, por isso, a língua não será um obstáculo que não possa ser ultrapassado;, destacou.

Balanço
Segundo o balanço do ministério, em 2012 foram disponibilizadas 21.418 bolsas para que estudantes da graduação e pós-graduação possam estudar no exterior por meio do programa do governo federal. Até abril de 2013, esse número chegou a 23.851 bolsas. Desses, 19.601 já embarcaram para os respectivos países de intercâmbio.

Há ainda 3.970 bolsas de editais que ainda estão em andamento e têm como destino países como a China, Irlanda, Bélgica e Áustria. No segundo semestre de 2013, o MEC prevê o lançamento de um novo edital. A meta da pasta é chegar a marca de 45 mil bolsas oferecidas até o fim do ano

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação