postado em 04/11/2013 11:17
Esta semana, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu comitiva com representantes de várias instituições de ensino belgas, como o Departamento de Educação, Universidade Católica de Leuven, Universidade de Ghent, Universidade Hasselt, Universidade Antwerp, Universidade Livre de Bruxelas, dentre outras.
Os principais assuntos tratados foram os acordos já celebrados e os projetos em andamento, além da participação da Bélgica no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Um dos parceiros do CNPq é o Vlaamse Universiteiten en Hogescholen Raad (VLHUR), que engloba as universidades da região de Flandres. Já foram concedidas o total de 225 bolsas para a Bélgica pelo CsF, sendo 153 na modalidade de graduação sanduíche e as demais nas modalidades de pós-graduação e pós-doutorado.
No âmbito da Cooperação Internacional, o CNPq possui acordo com o Fonds National de La Recherche Scientifique - Nationaal Fonds voor Wetenschappelijk Onderzoek (FNRS-FWO) e as chamadas bilaterais tiveram início no ano de 2009. Além disso, o acordo de cooperação com o Centro de Energia Nuclear da Bélgica está em processo de tramitação (SCK-CEN).
Representaram o CNPq, o Coordenador Geral do Programa Ciência sem Fronteiras, João Manoel Gomes da Silva Junior, o Coordenador de Ações Internacionais do Ciência sem Fronteiras, Cassiano D'Almeida, e o Coordenador Geral Substituto da Cooperação Internacional, Paulo Siqueira.
Fonte: CNPq