Trabalho e Formacao

Para investir na carreira

Profissionais trocam a tranquilidade do período de férias pela oportunidade de se dedicar a um curso de curta duração e valorizar o currículo. Especialistas afirmam que a busca por capacitação deve ser contínua e que é preciso manter-se atualizado para progredir

postado em 12/01/2015 10:38

Érica prefere ter aulas intensivas de inglês a estudar um semestre inteiroA analista do Ministério da Justiça Érica Boraschi, 38 anos, investiu num curso de inglês de verão porque prefere concentrar os estudos nesta época do ano. ;Este é um período tumultuado para viajar. Fazer um intensivo acaba valendo mais a pena do que frequentar aulas duas vezes por semana durante um semestre inteiro;, compara. Além de aprender, ela se prepara para outros planos. ;Como pretendo fazer pós-graduação no exterior, preciso ter fluência em outra língua. Embora os resultados não sejam imediatos, investir em capacitação é o mais importante;, declara.

Assim como Érica, não faltam interessados nem opções para aproveitar os meses de férias para se capacitar, mudar de profissão ou deslanchar na própria carreira. ;Explorar cursos de curta duração é uma boa oportunidade para quem não tem tempo de fazer aulas presenciais ao longo do semestre. Observar a carga horária é o primeiro passo para determinar se vai ser possível se dedicar, além de escolher um tema com o qual possua afinidade;, afirma Beatrice Martins Müller, conselheira profissional da Maximus Consultoria.

O vigilante Wader aposta num curso para garantir uma promoção

A aposta em aulas de língua estrangeira continua em alta. Maria Lucia Willemsens, diretora-superintendente da Cultura Inglesa, acredita que falar outro idioma é essencial no currículo de quem almeja uma carreira promissora. ;Encontrar profissionais que falem uma segunda língua fluentemente está cada vez mais difícil para as empresas. Apesar de o idioma não ser mais considerado um diferencial para o mercado, quem conta com proficiência sai à frente dos outros;, diz. Segundo ela, cursos de férias são especialmente vantajosos para executivos que não dispõem de tempo em outros períodos do ano. ;O sucesso da formação não é definido pela duração. Se o aluno se aplica e escolhe uma opção de qualidade, sairá apto;, observa.

Novos patamares
O paioleiro ; profissional responsável pela guarda de munições ; Michael Navarros Teixeira, 22 anos, aproveita a folga do mês de janeiro para começar um curso de técnico em logística no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na hora de decidir que curso de capacitação fazer, pesou a demanda do mercado. ;Estava em dúvida entre segurança do trabalho e logística. Optei pela última, pois há mais opções para essa área;, conta. Michael também aposta no curso de olho numa promoção.

Foi também com o objetivo de alavancar a carreira que a assistente em administração Caroline Teixeira DuMond, 32 anos, resolveu fazer um curso de verão na UnB Idiomas ; escola vinculada à Universidade de Brasília. Formada em administração de empresas, a servidora pública conta com adicionais por qualificação no salário, e o curso é bem-vindo. ;Certificados de idiomas, especializações e participação em congressos com carga horária relevante podem aumentar o que ganho, além de serem ótima oportunidade de aprendizado.;

Busca contínua
A psicóloga e coach profissional Lúcia Romão afirma que o início do ano tende a ser o período mais aproveitado por empreendedores e pessoas que almejam deslanchar na profissão. Ela ressalta, porém, que a busca por capacitação deve ser contínua. ;O profissional ; novato ou experiente ; precisa manter-se competitivo para progredir. Capacitar-se é o caminho mais seguro para quem sente necessidade de se atualizar;, diz. Lúcia ressalta que o foco não deve ser exclusivamente monetário. ;Muitas pessoas pensam apenas em promoções e no aspecto financeiro, mas, para se aperfeiçoar ou expandir o leque de opções profissionais, é preciso estar aberto para aprender e se dedicar;, pondera.

O Vigilante Wader Martins Filho, 25 anos, investiu num curso de técnico em segurança do trabalho. Segundo ele, além de um salário melhor, devido à carga horária do curso, ele pode adquirir mais conhecimento sobre segurança corporativa, meio em que atua há quatro anos. ;Eu me formei em gestão de recursos humanos recentemente, mas gosto da área de segurança. Com o curso, tenho maiores possibilidades na função;, conta.

Os cursos de férias também são opção para quem deseja trocar de carreira. O vendedor Eduardo de Oliveira Bento, 30 anos, começou um intensivo de vigilante e brigadista em dezembro e está prestes a terminar a formação. Para ele, esta época é mais tranquila para estudar. ;Pretendo fazer o concurso da Polícia Federal e da Polícia Civil, pois gosto da área de segurança. Cursos de férias são rápidos, e o mercado tem uma demanda alta para profissionais dessa área. Depois que terminar, pretendo exercer a função e especializar-me, por meio de outros cursos técnicos relacionados;, diz.

Palavra de especialista
Interesse

O período de descanso das férias é importante, mas tem muita gente que prefere aproveitar para se dedicar a cursos de aperfeiçoamento e deixar o currículo mais interessante. Horários flexíveis e preços acessíveis são algumas das vantagens. A pessoa não precisa procurar um tema dentro da própria atividade profissional. Qualquer um pode se interessar em aprender a desenvolver um site, por exemplo, sem, necessariamente, trabalhar com isso. As aulas de verão despertam a vontade de estudar e de buscar aprofundamento. São boas oportunidades para gerar interesse por uma profissionalização em determinada área.

Pedro Vieira, coach profissional

Oportunidades
Cursos on-line

Estácio
Oferece cursos livres sobre temas como gestão, tecnolgia, marketing, saúde e idiomas. Há opções com variadas cargas horárias e preços a partir de R$ 9,90.
Inscrições: até 12 de janeiro em www.voceaprendemais.com.br

Anhaguera
Os preços são variáveis, e há opções em áreas como automação industrial, técnico em controle ambiental.
Inscrições: até março em www.anhanguera.com

Cursos profissionalizantes
Academia da construção
Oferece vagas em 12 áreas, entre elas eletricista e bombeiro hidráulico. As durações variam entre duas semanas e um mês e meio.
Matrículas: presenciais em Samambaia (QS 412, Conjunto B, Lote 2, Sala 101)
Informações: (61) 3024-6161 / www.academiadaconstrucao.com.br

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Abre capacitações em logística, automoção, gestão, entre outras.
Matrículas: presenciais ou pelo site www.senai.br

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Oferece aulas em áreas como comércio, moda e turismo.
Matrículas: presenciais ou pelo site www.senac.br

Cursos de língua estrangeira
UnB idiomas
Oferece cursos semi-intensivos em espanhol, francês, inglês, japonês, alemão e italiano. As aulas serão de 19 de janeiro a 16 de março.
Matrículas: até quinta-feira (15) pelo site www.unbidiomas.unb.br.

Fisk e PBF
As duas redes oferecem cursos intensivos de inglês e espanhol com carga horária de 45 horas com aulas cinco vezes por semana.
Inscrições: ao longo do mês de janeiro nas unidades ou pelos sites www.pbf.com.br e www.fisk.com.br.

Cursos de férias

Publicação: 11/01/2015 04:00

Programa de formação de líderes do Instituto Lidere
Voltado para empresários, gestores e líderes, ensina como obter novos resultados e alterar comportamentos para uma melhor performance. A carga horária é de 44 horas (distribuídas em cinco encontros de oito horas e um encontro de quatro horas). A próxima turma começa na quinta-feira (15). Assinantes do Correio Braziliense recebem 20% de desconto na capacitação, que ocorre no Sia Park Hotel (SIA Sul, Quadra 2C, Bloco D).
Matrículas: www.institutolidere.com.br / 8457-1488

Programa Jovem de Expressão
Oferece 90 vagas para jovens de 18 a 29 anos em oficinas gratuitas de música (beat box e percussão) e de dança (vídeo dance e waacking). As aulas terão início em 4 de fevereiro.
Inscrições: até 30 de janeiro pelo formulário docs.google.com/forms/d/ 1trUOXF_jMx8Cef7kHhxULPkwEzO2goBmgD9Etvri690/viewform. É necessário confirmar pessoalmente na sede do programa (Praça do Cidadão, EQNM 18/20 em Ceilândia Norte).

Cursos de verão de educação executiva no Insper
A instituição oferece 13 cursos presenciais voltados para finanças e estratégias de negócios. As cargas horárias variam de 16 horas a 48 horas, e as aulas começam a partir de 26 de janeiro no Insper (Rua Quatá, 300, Vila Olímpia, São Paulo).
Inscrições: www.insper.edu.br/educacao
-executiva/cursos-de-curta-media-duracao

4; Escola de Verão do Departamento de Física do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio)

Entre 2 e 6 de fevereiro, das 9h30 às 18h, a instituição oferece seis palestras, duas oficinas e cinco minicursos gratuitos sobre avanços e desenvolvimentos da física moderna. O evento ocorre no câmpus da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea).
Inscrições: até 28 de janeiro em escolaverao.fis.puc-rio.br/2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação