Trabalho e Formacao

Parceria no negócio

Casal abriu costelaria em Águas Claras há seis anos e faz sucesso com carne assada na brasa por seis horas à moda gaúcha. Movimento é tanto que o dois vão mudar para uma unidade maior em breve

Ana Paula Lisboa
postado em 23/03/2015 09:53
Casal abriu costelaria em Águas Claras há seis anos e faz sucesso com carne assada na brasa por seis horas à moda gaúcha. Movimento é tanto que o dois vão mudar para uma unidade maior em breveQuando militar, o paranaense Nereu Santos, 53 anos, era o churrasqueiro oficial da tropa. ;Quando havia alguma reunião, eu fazia a carne. Sou de Francisco Beltrão (PR), mas sempre convivi com gaúchos e aprendi o preparo com eles. As pessoas elogiavam tanto que sugeriam que eu abrisse um restaurante;, lembra. De tanto ouvir a sugestão, Nereu resolveu começar o próprio negócio com a esposa, Ana Paula Silva, 41, na empreitada. O restaurante foi batizado em homenagem à carreira dele. ;Vesti boina por 30 anos no Exército, então nada mais natural;, brinca. Seis anos depois, a Boina Costelaria ; localizada na Quadra 301 de Águas Claras ; lota aos fins de semana: apenas no último domingo, foram atendidas 700 pessoas. O casal conquistou centenas de clientes fiéis com costela feita na brasa, picanha e contrafilé ao estilo parrilla argentina, bisteca suína e costela de porco. Para completar os pratos, não podiam faltar arroz, feijão, mandioca e vinagrete, preparados por Ana Paula.

Tudo ali é feito, literalmente, à moda da família. ;Os pratos simples, mas gostosos, são os mesmos que fazemos em casa;, garante a empresária paulista. Uma das poucas adaptações feitas ao gosto do brasiliense foi a substituição da salada de maionese ; tradicional no Sul do Brasil ; por mandioca ; muito popular por aqui. A recepção dos clientes também é caseira. ;O restaurante é uma extensão da nossa casa: tem muito dos gostos e do perfil de nós dois aqui. É como fazer uma festa todos os dias, e criamos um vínculo com muitos dos ;convidados; que vêm aqui.; Nos fins de semana, o maior movimento é de famílias. Durante a semana, trabalhadores e, até quem vem a Brasília a negócios, escolhem o local. ;O perfil da freguesia é de todas as idades, mas o que tem de casais de 80, 90 anos não é brincadeira;, conta Nereu.

O carro-chefe do lugar, a costela, vem de fornecedores de São Paulo, Mato Grosso e Goiás. O corte é ponta de agulha, e os ingredientes principais são sal, brasa e paciência. ;Não há muito segredo para fazer, mas leva tempo. São seis horas para assar;, conta Nereu. Tanto esforço é procurado em grandes quantidades: em uma semana, são assadas 1 tonelada e meia de costelas. ;É fácil encontrar restaurante no DF que faz costela no bafo; é raro ver lugar que faz na brasa. Quase metade dos nossos clientes é do Sul, mas descobrimos que até pessoas de outras regiões adoram costela, inclusive gente do Nordeste. Pode não parecer, mas é uma carne democrática.; Mesmo quem não gosta muda de opinião se frequentar o local. ;Tínhamos uma cliente que sempre pedia filé e não comia costela de jeito nenhum. Um dia, eu trouxe um pedacinho só para ela provar e ela adorou! Hoje, só pede costela;, conta Nereu, satisfeito.

Em família
Quando abriram as portas, o restaurante era bem menor. ;Tivemos a ideia e implantamos em seis meses. A aceitação foi lenta e gradual. No começo, abríamos para um, dois ou três clientes. Foi aumentando aos poucos, com o boca a boca, e fomos nos adaptando às necessidades do negócio, inclusive com relação à estrutura;, conta Nereu. O foco na qualidade e o respeito ao cliente ; máximas do estabelecimento ; ajudaram a conquistar fregueses fiéis. Depois de sucessivas reformas para expandir o espaço, hoje os donos percebem que não há outra alternativa a não ser mudar-se, já que atingiram o limite máximo do lote. ;Não damos conta de atender a todo mundo no fim de semana. Estamos construindo um novo restaurante no Pistão Sul para dar conta. Não queremos manter duas unidades para não perder em qualidade;, observa Ana Paula.

O cuidado com a qualidade do restaurante está nos mínimos detalhes, e o casal está sempre presente para garantir isso. ;Estarmos aqui é bom para o cliente, que nos conhece e gosta de nos ver, e para os funcionários, que se empenham mais por nossa causa.; A equipe é formada por 12 pessoas durante a semana e conta com 32 no fim de semana, tamanho o movimento no sábado e no domingo. ;Sabemos fazer de tudo aqui ; a coisa mais comum é nos encontrar na cozinha e na churrasqueira ; e treinamos os funcionários do nosso jeito;, conta Ana Paula. Professora de matemática e física, a paulista foi dona de uma franquia do Kumon por vários anos e usou os conhecimentos de administração adquiridos no negócio na costelaria. Os filhos, de 9 e 13 anos, estão sempre presentes e já estão aprendendo com os pais. ;A menina até fica no caixa. É gratificante vê-los crescendo por aqui;, revela Ana Paula.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação