Trabalho e Formacao

Viagem premiada

Pacotes de turismo vêm substituindo o bônus financeiro na hora de recompensar funcionários por metas alcançadas. Além de motivar, esse tipo de prêmio pode contribuir para a formação do profissional

postado em 26/04/2015 17:10

Luciana visitou uma fazenda sustentável em Santa Catarina

Na busca por maneiras de fidelizar os colaboradores, empresas têm investido nas viagens de incentivo. Criada para motivar os funcionários, a ação pode ser o prêmio por metas alcançadas, no lugar dos tradicionais bônus financeiros. De acordo com a Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o nicho movimentou R$ 69,54 bilhões em 2013, com crescimento de 13,83% em relação ao ano anterior. O segmento foi responsável pela criação de mais de 351 mil empregos diretos naquele ano. O levantamento considerou como viagem corporativa toda aquela paga por pessoa jurídica.


A coordenadora do mestrado em turismo da Universidade de Brasília (UnB), Marutschka Moesch, explica que a prática é consolidada no exterior e vem ganhando espaço no Brasil. ;O turismo de incentivo começou há 30 anos nos setores de vendas dos Estados Unidos. No Brasil, vem ganhando força há cerca de 10 anos. Até algum tempo atrás, o brasileiro preferia trocar o carro ou fazer melhorias na casa com o dinheiro extra das férias. Agora, há uma cultura que dá mais valor à utilização do tempo livre para viajar;, explica. Silvia Paes Leme, diretora do Departamento de Eventos e Viagens de Incentivo da Nascimento Turismo, ressalta as vantagens desse modelo de premiação. ;Quem vai a uma viagem usufrui de uma programação exclusiva e se sobressai perante os colegas, fica num Olimpo. O passeio gera apelo emocional, marca a vida da pessoa.;


No caso de Michelle de Souza, 34 anos, um incentivo da empresa foi a chance de ir ao exterior pela primeira vez. Ela, que é correspondente bancária na assessoria financeira do banco Daycoval em Cuiabá, passou uma semana fazendo turismo em Israel em setembro do ano passado junto a três colegas. ;A gente se esforçou durante todo o ano para bater as metas de empréstimo consignado. Eu não tinha muita expectativa, mas foi tudo maravilhoso. O banco pensou em cada detalhe;, conta. Neste ano, o destino é Portugal. Michelle conta que a motivação para superar resultados cresceu após a iniciativa, e que, para estimular ainda mais a produtividade, o banco envia periodicamente mensagens com fotos e informações sobre a próxima viagem. A companhia também adota uma meta conjunta, sem estimular a competição entre os colabores. Ou seja, se o objetivo não for alcançado, ninguém viaja.

Depois de atingir uma meta, Michelle viajou com a equipe para Israel

Para a professora da UnB Marutschka Moesch, premiações assim são mais saudáveis. ;Algumas organizações se pautam numa competitividade exagerada. É mais produtivo se o bônus envolve trabalho de qualidade e solidariedade com os colegas.; Quando o objetivo é premiar uma pessoa só, regras bem definidas evitam situações desagradáveis, na visão de Silvia Paes Leme. ;O regulamento deve ser claro e planejado para que não haja dúvidas de que quem ganhou a corrida o fez por apresentar os melhores resultados.; Para conquistar viagens assim, o comportamento do funcionário é decisivo, como explica Emmily Mathias, sócia da empresa de consultoria em gestão de pessoas Insight. ;É preciso se mostrar ; mas com bom senso. Não dá para ser excessivamente tímido nem ter uma atitude arrogante e querer passar por cima das pessoas;, recomenda. Demonstrar competência, conhecimento e propor ideias inovadoras são requisitos básicos para conquistar esse tipo de oportunidade.

Trabalho valorizado
Há cerca de um mês, a coordenadora de vendas Luciana Monteiro, 25, ganhou uma viagem de incentivo pela primeira vez. Ela e três colegas da Ambev passaram três dias em Urubici (SC) em uma fazenda sustentável, onde tiveram contato direto com pequenos produtores rurais. O grupo ganhou a chance de viajar depois de participar de um programa de voluntariado da empresa, que visava à conscientização sobre o consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Luciana aprovou a iniciativa. ;Esse tipo de oportunidade valoriza nosso trabalho. A experiência foi enriquecedora e diferente daquela que temos no dia a dia e mesmo nas férias.; Roberto Brandi, gerente de Relações Corporativas da Ambev, explica que o objetivo foi proporcionar uma experiência única. ;É uma chance de ver coisas novas e voltar com outra visão de mundo.;


Na companhia, não há uma política definida sobre o assunto. ;Cada gestor premia os funcionários da forma que achar melhor. Há quem prefira incentivos financeiros ou presentes, como eletrodomésticos;, explica. Emmily Mathias alerta que, se for banalizada, a estratégia de premiação pode ser ineficiente. ;Em algumas situações, viagens não fazem sentido. Para certas pessoas, passar tempo longe da família é desgastante e, nesses casos, os passeios podem incomodar;, alerta. A consultora aponta a opção de levar um acompanhante para reduzir esse tipo de conflito.

Mais que diversão
Além da oportunidade de tirar ;mini férias; custeadas pela empresa, viagens de incentivo podem ter um elemento de formação profissional. É possível aliar ao passeio a participação em feiras, congressos ou treinamentos em instituições de ponta, no Brasil ou no exterior. ;É um investimento no funcionário. Se ele está ali, é porque se destacou. Então por que não dar essa chance de atualização profissional?;, questiona Silvia Paes Leme. Segundo a diretora, empresas de todos os portes e segmentos adotam a prática. ;Foi-se o tempo em que só multinacionais ofereciam esses diferenciais. Com criatividade, é possível encontrar soluções para todos os bolsos;, afirma. A depender do perfil da empresa, os funcionários podem escolher o tipo de prêmio que querem receber. Nesse caso, Emmily Mathias adverte que a opção por um programa que inclua formação profissional pega bem. ;Aliar o descanso a uma chance de crescimento na formação sempre é positivo.;

Curso

A Academia de Viagens Corporativas oferece curso em Brasília sobre gestão de viagens corporativas em 19, 20, 26 e 27 de junho. Entre os assuntos abordados estão metodologia de compras, gerenciamento de despesas, administração de dados e relatórios, entre outros. O valor do curso é de R$ 1.958, pago em até três parcelas. Mais informações em (11) 3035-1000 ou www.academiadeviagens.com.br.

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