Trabalho e Formacao

Dois sócios, quatro negócios

Depois de abrirem restaurante, amigos compraram duas casas e fundaram uma loja de cervejas importadas

Ana Paula Lisboa
postado em 03/05/2015 14:21
Depois de abrirem restaurante, amigos compraram duas casas e fundaram uma loja de cervejas importadasCom mais de 15 anos de amizade, o produtor de eventos Carlo Alessandro Benjamin, 42 anos, e o chef Thiago Castro, 34, resolveram unir habilidades para montar um negócio juntos há quase três anos. O primeiro fruto da união é o restaurante e bar-lounge Dois Quatro Dois Gourmet, localizado na 404 Sul. O nome e a proposta da casa homenageiam a capital federal. ;242 é um dos primeiros prefixos de telefone da Asa Sul, e tudo aqui é baseado nisso: temos fotos do início de Brasília e vários pratos fazem referência a pontos da cidade;, explica Alesandro. ;O Filé Três Poderes e o Picadinho JK, por exemplo, fazem muito sucesso;, revela Thiago.

De segunda a sexta-feira, o local recebe de 70 a 100 pessoas por dia no almoço, a maior parte formada por trabalhadores interessados nas diversas possibilidades de combinações dos pratos executivos do local. No sábado, o bufê de feijoada faz sucesso no horário. À noite, o movimento aumenta, e o Dois Quatro Dois recebe de 120 a 150 pessoas diariamente. Na quinta, o som é rock e, na sexta, house music. ;É muito comum o pessoal vir comemorar aniversário aqui, e o público é bem diversificado. Mesmo tendo DJs tocando, não perdemos o clima de restaurante;, revela Alessandro. Além dos pratos elaborados por Thiago, 17 rótulos de cervejas especiais são atrativos do local.

A dupla está satisfeita com o movimento, mas nem sempre foi assim. ;Começamos na 311 Sul, que não tem movimento para restaurante. Foi um erro de ponto. Em agosto do ano passado, mudamos para a 404 Sul, a quadra em que todo restaurante quer estar;, comemora Alessandro. A mudança trouxe resultados positivos, mas, por causa dela, os dois precisaram fazer duas reformas. ;Os gastos estão começando a se pagar agora.;

Novos horizontes

Apesar de estarem satisfeitos com o estabelecimento, a dupla não pensa pequeno e, agora, comanda outros três negócios: com outro sócio, os dois são donos do Posto 6, loja de conveniência especializada em cervejas importadas, localizada na 206 Sul; em dezembro de 2014, compraram o Gazebo, restaurante no Lago Sul; e, há 40 dias, adquiriram o Francisco, do Metropolitan Hotel. A trajetória diversificada de Thiago permitiu a criação de pratos diferentes e saborosos específicos para cada casa. ;Acumulei experiências em vários estabelecimentos, como Dudu Camargo, Outback, Striker, Carpe Diem, Primeiro Cozinha de Bar;, revela. ;O Gazebro é cinco estrelas, o Francisco é para o hotel e eventos, e o Dois Quatro Dois é um bar-lounge. São áreas diferentes, mas conseguimos nos adaptar aos três. Preferimos um cardápio mais sucinto para trabalhar com qualidade e oferecer tudo fresquinho;, garante. Apesar de terem expandido os horizontes, o foco dos sócios continua sendo o Dois Quatro Dois. ;É a menina dos nossos olhos. É aqui que os clientes sabem quem somos, é onde mais ficamos;, observa Thiago. No entanto, a rotina precisou ser remodelada com os novos estabelecimentos. ;Passo nas três casas todos os dias e me divido para dar conta de tudo;, conta Thiago. No Gazebo, a dupla recebe de 500 a 800 pessoas por semana. No total, são 70 funcionários nas três casas. ;É muito imposto, muita burocracia, e os aluguéis são caros. Há muitas dificuldades, mas as maiores são a falta de qualificação da mão de obra e a rotatividade;, diz Alessandro.

Carga pesada

Vida de empresário não é moleza. Thiago e Carlo Alessandro chegam a trabalhar 17 horas por dia para darem conta de tudo. Às 7h30, Thiago está na Ceasa para escolher pessoalmente frutas e verduras. ;Vale a pena, porque é o que realmente gostamos de fazer;, explica Thiago. Com tanto trabalho, se os dois não estivessem em sintonia, não conseguiriam alcançar o sucesso. ;Todos os sócios discutem, mas, como nos conhecemos há muitos anos, temos confiança um no outro e estamos sintonizados pelo bem do negócio;, revela Thiago. A segmentação também é importante. Por ser dono de uma produtora de eventos há 25 anos, Carlo Alessandro consegue atrair público para as casas abertas e aplica a experiência com administração e finanças nos negócios, enquanto Thiago se ocupa do cardápio. ;Eu cuido da gestão, e ele da comida. Eu posso dar um pitaco ou outro no sabor dos pratos, mas não vou ali na cozinha dizer como deve ser feito. Essa divisão ajuda;, observa Carlo Alessandro.

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