Trabalho e Formacao

Mais de um milhão de pessoas se inscreveram no Enem

Até 5 de junho, outros 8 milhões de candidatos devem fazer a inscrição no sistema

postado em 28/05/2015 12:20
[SAIBAMAIS]Até as 19h de quarta-feira (27), 1.000.216 candidatos fizeram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Os demais interessados têm até 5 de junho para se registrar na página. A expectativa é que 9 milhões de pessoas façam o exame em 1,7 mil municípios em 18,9 mil locais de provas; 850 mil pessoas devem trabalhar na aplicação do exame este ano.

O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os alunos procurem horários com menor fluxo para acessar o site para evitar dificuldades ou lentidão no sistema.

As provas
As provas serão aplicadas em 24 e 25 de outubro. O fechamento dos portões será às 13h (horário de Brasília), e o início das provas ocorre às 13h30. No primeiro dia, serão cobrados conteúdos de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, e a prova terá duração de 4h30. No domingo, os candidatos terão 5h30 para responder itens sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e fazer a redação.

Oportunidades
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Mudanças

Nesta edição, a taxa de inscrição subiu de R$ 35 para R$ 63; candidatos isentos (que concluíram o ensino médio em escola pública ou que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo) que faltarem a prova sem justificativa não terão direito ao benefício se quiserem se inscrever na próxima edição; estudantes que não estejam no 3; ano do ensino médio ou que não tenham concluído essa série não poderão usar a nota da prova como forma de ingresso em universidades. Essas são apenas algumas das mudanças trazidas pelo edital. O documento também informa que será preciso esperar meia hora após o fechamento do portão para começar a resolver o teste; que candidatos não poderão utilizar o mesmo endereço de e-mail para fazer diferentes inscrições; e que será obrigatório fornecer número de celular ou telefone fixo válidos.

Concorrentes em condições especiais também devem ficar atentos a alterações: quem tem visão monocular pode pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor; candidatos com discalculia podem pedir auxílio de ledor e de transcritor; travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social e usar banheiros de acordo com a opção sexual deverão fazer a inscrição normalmente e, posteriormente, entre 15 e 26 de junho, devem encaminhar, por meio da página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.

Calendário do Enem 2015

  • Período de inscrição: das 10h de 25 de maio até às 23h59 de 5 de junho somente no site do exame
  • Prazo para pagamento da taxa: do dia da emissão do boleto às 21h59 de 10 de maio
  • Período de inscrição: das 10h de 25 de maio às 23h59 de 5 de junho somente pelo site do exame
  • Período para solicitação de uso de nome social: entre 15 e 26 de junho
  • Provas: 24 e 25 de outubro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação