postado em 11/06/2015 17:36
[SAIBAMAIS] As inscrições para o 17; Exame de Ordem Unificado estão abertas até a próxima segunda-feira (15). Nesta edição, a prova ; obrigatória para graduandos em direito que pretendem se tornar advogados ; aceitará nome social e uso de véu durante a avaliação. As inscrições no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são realizadas pelo site oab.fgv.br. A taxa de inscrição custa R$ 220 reais, e candidatos de baixa renda podem solicitar isenção até o último dia de inscrições, conforme edital.Nesta edição, candidatos poderão usar vestimentas que restrinjam a visualização das orelhas ou do topo da cabeça por motivo religioso. No último exame, uma candidata muçulmana que fazia prova em São Paulo foi interrompida por fiscais durante a avaliação. Após os questionamentos, a candidata teve de tirar o véu e terminar a prova em uma sala separada. Quem fizer o pedido de uso de véu, no entanto, será revistado.
Para solicitar o uso de nome social, transexuais e travestis podem enviar o pedido para examedaordem@fgv.br até às 23h59 de 15 de junho e preencher um requerimento, que deverá ser assinado e encaminhado junto a uma cópia do documento de identidade.
Conteúdo da prova
A prova objetiva é composta por 80 questões de múltipla escolha sobre disciplinas do currículo mínimo do curso de direito, além de direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. O exame será realizada em 19 de julho, das 13 às 18h, no horário de Brasília. Quem passou na primeira fase do 16; exame mas não foi aprovado na segunda etapa da prova pode solicitar a participação direta na segunda fase desta nova edição.
Na segunda fase, marcada para 13 de setembro, os estudantes farão uma prova prático-profissional com quatro questões discursivas e uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. Podem participar do exame da OAB estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.