Trabalho e Formacao

Inscrições do Prouni vão até 18 de junho

No Distrito Federal, instituições oferecem 6.264 bolsas sendo 31% de bolsas integrais. Ao todo, o programa oferta mais de 116 mil

postado em 16/06/2015 17:23

Começam nesta terça-feira (16) as inscrições para o segundo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) deste ano. Nesta edição serão oferecidas 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior de todo o país. Os candidatos terão três dias para se candidatar, pois o prazo termina na quinta-feira (18). O resultado da primeira chamada será divulgado em 22 de junho.

[SAIBAMAIS] No Distrito Federal,são ofertadas ao todo 6.264, sendo 1.952 integrais e 4.312 parciais. Para participar do processo, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas e não ter tirado nota zero na redação. Ao se inscrever no site do ProUni, os interessados terão que informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares para pessoas que fizeram o ensino médio na rede pública e também para aqueles que estudaram em rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar máxima de três salários mínimos. Ao todo serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais. Os estados com maior concentração de vagas são em São Paulo com 30.519 bolsas ofertadas, seguindo de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com 14.335 e 8.088, respectivamente.

Confira aqui a oferta de bolsas em cada estado e no Distrito Federal.

Diferentemente do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as bolsas oferecidas pelo programa são um benefício oferecido pelo Governo Federal e o estudante não precisa restituir ao governo após a conclusão do curso. O prazo de validade para as bolsas é de até duas vezes o prazo conclusão do curso instituido pela instituição de ensino. Saiba mais informações sobre o programa consultando o Manual do Bolsista e o edital do processo.

Lista de espera

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas ainda terá chance de conseguir uma bolsa. Para isso, é necessário manifestar interesse e se inscrever em lista de espera entre 17 a 20 de julho de 2015, na página do Prouni. A lista será utilizada pelas instituições, caso sobrem bolsas após as duas primeiras etapas.

Maque no calendário as datas!

Período de inscrições - 16 a 18 de junho
Resultado da 1; chamada - 22 de junho
Comprovação de informações dos primeiros convocados - 22 a 29 de junho
Resultado da 2; chamada - 06 de julho
Comprovação de informações dos convocados na 2; chamada - 6 a 10 de julho
Prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera - 17 a 20 de julho
Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera - 24 a 27 de julho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação