postado em 21/06/2015 13:00
Quem vê os uniformes bem passados e a aparência impecável dos cerca de 11 mil comissários de bordo do país nem imagina que, para começar na área, eles tiveram que aprender a sobreviver na selva ; literalmente. A profissão, símbolo de elegância e glamour há mais de 80 anos, exige conhecimentos que vão de regras de etiqueta a técnicas de subsistência em condições adversas, como em alto-mar. Nada disso assusta os candidatos: de 2012 a maio de 2015, foram emitidas 1.781 licenças profissionais pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); apenas este ano, 298 pessoas conseguiram autorização para trabalhar no ramo ; o que equivale a mais da metade dos 435 que entraram para a carreira no ano passado.
Além de ser o cartão de visitas da companhia aérea, o comissário de bordo é um agente de segurança capacitado para lidar com situações de perigo e de emergência. As funções vão desde a assistência ao piloto e à tripulação até prestar socorro durante um possível desastre aéreo. Bruno Muniz, 37 anos, abandonou a carreira como autônomo na área gráfica para realizar o sonho de se tornar comissário de bordo. ;Voar era algo que eu queria fazer desde pequeno, uma vontade que eu tinha quando via as pessoas no aeroporto. No começo, tive medo de largar tudo o que eu tinha já tão tarde e gastar muito tempo e dinheiro. Mas tudo vale a pena pelo sonho. É como disse Confúcio: trabalhe com o que você gosta, e você não precisará trabalhar nenhum dia de sua vida;, conta. ;Temos que estar prontos para enfrentar as mais diferentes situações, desde arranjar uma chupeta para uma criança até lidar com uma despressurização. O curso prepara para isso.;
Bruno faz parte do novo perfil da profissão. Mais democrático, o mercado tem exigido menos da idade e do gênero. Os homens representam 40% dos 11 mil comissários de bordo do país, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). O perfil médio dos profissionais, no entanto, ainda fica entre aeromoças (60%) de 18 a 29 anos. Os interessados na área devem estar atentos às condições físicas impostas por algumas empresas, como a altura. Em média, as mulheres devem ter, no mínimo, 1,58m, e os homens, 1,62m para estarem aptos a trabalhar em determinados tipos de aeronaves.
Garanta sua contratação
A carreira de comissário de bordo é uma das poucas que têm formação breve e retorno rápido. O salário inicial pode variar de R$ 2 mil a R$ 6 mil ; no caso de atuação internacional. Para exercer a profissão, é preciso ter ensino médio completo e um curso de 280 horas. As aulas são oferecidas por mais de 125 escolas no país (veja Onde estudar), com formação teórica que abrange direito, primeiros socorros, meteorologia e até etiqueta. No fim da formação, é preciso obter o certificado de capacidade física (CCF) e o certificado médico aeronáutico (CMA). Eles vão garantir a participação no treinamento de sobrevivência na selva. Nessa prova de fogo, que dura até dois dias, os candidatos aprendem a combater incêndios e a salvar vidas ; tudo sem direito a comer nada além de açúcar, sal e água. No total, o investimento na capacitação chega a R$ 1,5 mil.
Bruno Muniz: "Voar era algo que eu queria fazer desde pequeno" |
;Pode não parecer, mas eles estão ali para salvar vidas. Por isso, o treinamento é pesado e exige resistência física. Antes, procurava-se o estereótipo do comissário bonito. Hoje, o importante para o mercado é saber trabalhar em equipe, resistir à pressão e ter boa apresentação;, explica o coordenador do Instituto Técnico de Aviação Civil (Itac), Weslley Sena. De acordo com Mario Vivarini, autor do livro Bem-vindo a bordo: histórias e segredos de um comissário de voo (Livre Expressão / R$ 39,90 / 288 páginas), o cuidado com a aparência continua sendo um requisito: cada empresa possui a própria norma com relação ao vestuário, mas é preciso estar em dia com unha, maquiagem, cabelo e barba. A beleza, no entanto, não é tudo. ;O importante é que o comissário esteja sempre se reciclando, seja aprendendo outra língua seja fazendo cursos oferecidos pelas empresas. Por mais que tenha gente que venha para a profissão pelo dinheiro, só fica quem gosta mesmo;, garante.
;Acima de tudo, o mercado tem exigido postura profissional, etiqueta, disciplina e aperfeiçoamento. As empresas procuram profissionais com controle emocional, que sejam comunicativos e saibam atender bem, independentemente de problemas pessoais;, comenta a diretora da GF Escola de Aviação, Maria Ângela Mattos. ;As companhias brasileiras ; especialmente a TAM, a Gol e a Azul ; passam a explorar mais as rotas internacionais agora; por isso, o conhecimento de idiomas se torna ainda mais fundamental para a contratação. Espanhol, francês, alemão e italiano são alguns dos mais bem-vindos;, diz Marcelo Ceriotti, diretor executivo do Sindicato Nacional dos Aeronautas. ;Outros diferenciais para conquistar um emprego são ter feito curso de formação numa instituição renomada e ter nível superior em qualquer área;, complementa Pedro Bom, diretor de uma representação do SNA.
Cenário brasileiro
Os eventos de grande porte sediados no Brasil nos últimos anos ; a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio %2b20), em 2012; a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013; e a Copa do Mundo de 2014 ; aqueceram o setor e ajudaram a consolidar novas empresas áreas. ;Muita gente começou a voar com a Copa das Confederações e a Copa. É uma profissão que sempre foi valorizada, mas, hoje, há mais oportunidade porque a população tem mais acesso às viagens de avião;, considera Arlete Lucca, assistente de coordenação da escola de aviação Ceab. O número de contratações cresceu nos últimos tempos e deverá ser suficiente para atender os passageiros nas Olimpíadas Rio 2016. Apesar da crise financeira que assola o Brasil, segundo especialistas, o setor deve permanecer estável e até crescer com novas rotas e aeronaves.
Pedro Bom explica que existe uma sazonalidade na aviação com relação à contratação, tanto para pilotos quanto para comissários. ;Antes da Copa, houve um boom de contratações, e não estamos encarando demissões porque a aviação aumentou como um todo. As pessoas não foram empregadas apenas para os grandes eventos. As Olimpíadas trarão realocações e concentrações em alguns destinos, mas, provavelmente, não afetará muito o número de novos empregados;, diz. ;O setor depende da economia e, normalmente, o crescimento é o dobro do apresentado pelo PIB (Produto Interno Bruto). Então, a tendência é dar uma desacelerada este ano. Mesmo assim, as contratações continuam com a chegada de novas aeronaves e rotas;, avalia.
Lado humano
Apesar de entusiasmados, os jovens não podem deixar de pesar os aspectos negativos da profissão na hora de fazer a escolha. ;O trabalho em turno impossibilita um ciclo de sono adequado, por exemplo. Também somos expostos a problemas fisiológicos provocados pela radiação ionizante, pela baixa umidade do ar e pela pressurização das cabines;, enumera o diretor executivo do Sindicato Nacional dos Aeronautas Marcelo Ceriotti. ;O prejuízo social também existe. Para estar nessa profissão, é preciso amar muito o que se faz.; Nenhum desses fatores desanimou Paloma Brondani. Aos 34 anos, acumula 13 de trabalho ligados à aviação: 11 como comissária e dois em terra, na área de atendimento. Ela não conta mais as festas, feriados e fins de semana que perdeu por causa da profissão, mas não se incomoda. ;Você troca o domingo por uma segunda ou uma terça, mas ainda é possível ter bastante tempo com a família. Durmo em casa, em Brasília, de duas a três vezes por semana;, revela. ;Gosto da profissão porque somos multifuncionais. O comissário conhece várias culturas e pessoas, dá uma de babá e até de psicólogo. É uma profissão que tem um quê de glamourosa, mas o mais importante é o que você traz para sua vida, que é aprender a lidar com as diferenças. É um trabalho lindo, em que você conhece vários lugares e culturas;, conta Paloma.
Uma das partes recompensadoras é o reconhecimento. ;Não estamos ali apenas para servir o cliente. Nós nos comprometemos a deixar a viagem mais tranquila ; e temos que estar prontos para tudo. Se alguém está com medo, sentamos para conversar e fazemos a pessoa relaxar. Você acaba até fazendo amizades, por exemplo, com passageiros frequentes numa rota. Vejo brilho nos olhos de muitos deles, que reconhecem a importância do nosso trabalho.; Para ela, quem quer trabalhar no ramo deve ter vocação para lidar com o público, ser simpático, paciente, cortês e estar sempre disposto a dar o melhor de si em situações complexas. ;O bom comissário é um observador e preocupado com o lado humano. Ele sempre presta atenção aos detalhes e sabe quando um passageiro precisa dele;, acrescenta.
"O bom comissário é um observador e se preocupa com o lado humano. Ele sempre presta atenção aos detalhes e sabe quando um passageiro precisa dele;
Paloma Brondani, comissária de bordo
Como se preparar
Alexandre Socth, consultor na área de aviação civil e desenvolvimento pessoal, ministrará oficina preparatória em seleções aéreas em diversas cidades do Brasil. Em 5 de julho, os interessados podem conferir a programação em Goiânia, no Hotel Umuarama Centro. Informações e inscrições: www.melhorandopessoas.com.br.
Onde estudar
Informações: (61) 3447-5281 ou www.gfaviacao.com.br
Instituto Técnico de Aviação Civil (DF)
Informações: (61) 3037-7020 ou www.itacdf.com.br
Escola de Aviação Ceab (SP)
Informações: (11) 3081-4949 ou www.ceabbrasil.com.br
Confira a lista completa de escolas no portal da Anac: www2.anac.gov.br/educator
Informações: (61) 3447-5281 ou www.gfaviacao.com.br
Instituto Técnico de Aviação Civil (DF)
Informações: (61) 3037-7020 ou www.itacdf.com.br
Escola de Aviação Ceab (SP)
Informações: (11) 3081-4949 ou www.ceabbrasil.com.br
Confira a lista completa de escolas no portal da Anac: www2.anac.gov.br/educator
Onde trabalhar
TAM 5.205
Gol 3.250
Azul 1.289
Avianca 642
Trip 535
Passaredo 94
Total 17
Map 16
Sete 11
Total 11.059
Fonte: Anac
- Depois de mais de cinco anos sem contratar, a TAM está procurando comissários. As vagas são para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para participar, cadastre-se no site www.jobs.latamairlinesgroup.net.
- A Azul está contratando comissários de bordo e jovens aprendizes. O prazo de inscrição vai até 31 de dezembro. Basta se cadastrar no site www.voeazul.com.br para concorrer.
- A American Airlines está com vagas abertas para cargos de atendimento ao cliente (em Los Angeles, Califórnia) e trainee de comissário de bordo (em Fort Worth, no Texas). Entre os pré-requisitos estão ser fluente em português, mandarin ou japonês. Inscrições: www.aa.com.
- A Avianca abriu postos de trabalho para brasileiros na Colômbia. É preciso ter fluência em espanhol e conhecimentos intermediários em inglês. Cursar ou ter concluído nível superior será um diferencial. Informações: oceanaircdt.elancers.net/frames/oceanair/frame_geral.asp.
As que mais contratam
TAM 5.205
Gol 3.250
Azul 1.289
Avianca 642
Trip 535
Passaredo 94
Total 17
Map 16
Sete 11
Total 11.059
Fonte: Anac