Trabalho e Formacao

Fies terá 61.500 novos contratos na 2ª edição deste ano

Cursos nas áreas de saúde, engenharias e licenciaturas terão prioridade, anunciou MEC nesta sexta (26). Juros do financiamento aumentarão para 6,5%

postado em 26/06/2015 12:09
[SAIBAMAIS] O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou nesta sexta-feira (26) a abertura de 61.500 novos contratos no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. Terão prioridades os cursos de formação de professores, de engenharias e de saúde.

Segundo o ministro, também serão priorizados os cursos de maior qualidade, com notas cinco e quatro, e as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, exceto o Distrito Federal. ;Os cursos de maior qualidade receberão particular ênfase pois assim se garante que os estudantes estarão pagando e o país estará financiando cursos que serão melhores para a sua formação;, disse.

A priorização, no entanto, não exclui cursos de outras áreas de formação, nas regiões Sul, Sudeste e no DF, além de graduações com nota três. ;O objetivo é melhorar a igualdade das regiões, é melhorar a qualidade dos cursos ofertados e focar os cursos nas prioridades da sociedade brasileira;, concluiu.

Pela primeira vez, o MEC conseguiu um desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo Fies. Os juros do financiamento, no entanto, passarão de 3,4% para 6,5% ao ano. Abaixo da inflação média registrada nos últimos anos, o programa continuará a ser subsidiado pelo governo federal. O edital e as portarias que regulamentam a segunda edição do Fies devem ser publicadas no Diário Oficial da União em 3 de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação