Trabalho e Formacao

Idioma com um incentivo a mais

Cursos temáticos em língua estrangeira atraem estudantes e promovem uma imersão profunda. Não é preciso sair de Brasília para aproveitar: no DF, há opções que envolvem moda, filosofia e muito mais

postado em 20/07/2015 10:12

Luis Otávio e Sérgio aprovam aulas de filosofia em francês

Aprender sobre diversos assuntos e, de quebra, praticar um idioma é a proposta dos cursos temáticos em língua estrangeira. Em Brasília, é possível estudar assuntos como literatura, história e cinema em francês, inglês e espanhol. Para diversificar a grade curricular, escolas de idiomas oferecem formações diferenciadas. É o caso da Aliança Francesa, que tem cursos de história francesa, literatura, moda e filosofia na língua de Moli;re, além de curso intensivo de degustação de vinhos (o próximo será em agosto) e até aulas de ioga, em que é possível aprender sobre movimentos e partes do corpo na prática.

O engenheiro civil Sérgio Dantas, 47 anos, frequenta as aulas de filosofia há cerca de cinco anos. ;São bem práticas e me ajudaram a melhorar minha habilidade de argumentação e de resolução de problemas, algo bastante útil para o ambiente profissional;, afirma. No total, o curso tem duração de cinco semestres, porém, alguns alunos gostam tanto que continuam por mais tempo, como Sérgio.

O sociólogo e professor universitário Luís Otávio Assumpção, 57 anos, também aprova a disciplina. ;A filosofia é essencial na formação de qualquer profissional. O fato de a aula ser em francês é uma vantagem dupla;, diz. A disciplina revisa grandes pensadores em ordem cronológica, com debates sobre vários temas. Não há avaliações, o que permite flexibilidade para pessoas com menos tempo para acompanhar as aulas regularmente. Professor responsável pela disciplina desde 2009, o belga David André Ringoir diz que o perfil de quem participa das aulas é diversificado. ;Argumentação é algo bastante trabalhado, e quem consegue defender um ponto de vista em francês terá mais facilidade para debater em sua língua materna também;, diz.

Alessandra fez curso de moda em francês e elogia a experiência

O estudante de ciência política Pedro Augusto de Carvalho Lerbach, 23 anos, teve uma verdadeira imersão em degustação de champanhes e vinhos num curso da escola junto de uma turma de sete pessoas. ;Em duas noites, aprendemos sobre os processos de fabricação e a questão técnica de identificar os sabores. Tudo era em francês, mas o professor tinha bastante paciência para explicar algum conceito que alguém não tivesse entendido;, lembra. ;O aprendizado de uma língua traz uma bagagem cultural. Foi bom entender como os franceses encaram o queijo e o vinho;, conta. Além da Aliança Francesa, outra opção para degustar vinhos existe no Instituto Cervantes, em que o aluno se aprofunda em vinhos espanhóis. A próxima edição será em 29 de julho (veja quadro).

Incentivo
A estilista Alessandra Zacharias, 33 anos, fez o curso de moda da Aliança. Para ela, o fato de a formação ter um tema específico é um incentivo para aprender a língua. ;Isso motiva mais o aluno. Para quem quer se profissionalizar, é uma chance de aprender o vocabulário utilizado no meio da moda;, diz ela, que admira a estilista francesa Coco Chanel. A professora do curso, Vera Passos, explica que os alunos são encorajados a apresentar trabalhos durante as aulas. ;Algumas alunas são senhoras, outras estudantes de moda e cinema. No ano passado, encerramos o semestre com um desfile e uma exposição fotográfica;, relembra.

Carlos Borges dá curso de degustação de vinhos espanhóis

O coordenador pedagógico da Aliança, Guillaume Perche, afirma que a tendência é que a oferta desse modelo de formação cresça. ;Como a prática é de duas horas por semana, os alunos são, principalmente, pessoas que trabalham e que querem ter uma prática regular de língua. Um dos nossos objetivos é iniciar parcerias com outros centros de idiomas de Brasília para oferecer formação trilíngue em tradução;, diz.

No Instituto Cervantes, o ensino de espanhol passa por temas como dança, direito e negociação. Ana Isabel Reguillo Pelayo, coordenadora acadêmica da escola, explica que existem aulas regulares e que grupos podem solicitar cursos customizados. ;É preciso ter, pelo menos, cinco pessoas para fechar uma turma. Também oferecemos a opção in-company para empresas. Esse formato é motivador tanto para o professor, por lidar com algo diferente, quanto para o aluno, que estuda algo que o interessa;, afirma.

Onde estudar


Em Brasília
Aliança Francesa

A escola está com matrículas abertas para cursos de ioga, história, literatura, moda e filosofia em francês ; as aulas começam em agosto. A próxima edição do curso de degustação de vinhos será entre 12 e 14 de agosto. Informações: www.afbrasilia.com.br ou 3262-7600.

Casa Thomas Jefferson
Os amantes da sétima arte podem discutir sobre filmes em inglês na Movie Talk. Há ainda curso de tradução presencial, e de inglês jurídico, on-line. Informações: www.thomas.org.br ou 3442-5501.

Instituto Cervantes

Interessados em assuntos específicos podem fechar cursos customizados em espanhol. Na oferta de formações especiais, há opções de espanhol jurídico, tradução, negociação e cursos de dança, como salsa e merengue. Em 29 de julho, às 19h, o instituto promove mais uma edição do curso de vinhos das principais regiões produtoras da Espanha. O palestrante é o diretor da importadora B-Cubo. Informações: brasilia.cervantes.es ou 3242-0603.

No exterior
CI

A Central de Intercâmbio (CI) conta com diversos programas temáticos em língua estrangeira em vários destinos. Informações: www.ci.com.br.

Experimento
A agência oferece cursos combinados de idiomas com outros assuntos e de extensão universitária. Informações: www.experimento.org.br.

STB
A Student Travel Bureau (STB) oferece programas de formação profissional no exterior. Informações: www.stb.com.br.

Passaporte em mãos

A consultora de moda Renata fez cursos em Barcelona e em Londres

Para quem deseja uma imersão ainda maior, há a opção de fazer um curso temático no exterior e, com isso, turbinar o currículo. Para a consultora de moda Renata Meireles, 24 anos, a experiência foi determinante para a escolha da carreira. Ela se formou em administração no ano passado; porém, estava incerta sobre a área em que gostaria de trabalhar. Por isso, resolveu investir em cursos no exterior sobre assuntos que a interessavam: ela fez dois meses de aulas de moda e inglês em Londres e, depois, um curso intensivo de espanhol e de edição de imagens em Barcelona. ;Isso me ajudou bastante a escolher o que eu faria. Estou trabalhando na área desde fevereiro deste ano;, conta. ;É um investimento profissional que vale para toda a vida porque treinamos o idioma e aprendemos a nos virar sozinhos.;

De acordo com Bruno Contrera, coordenador de Produto da Student Travel Bureau (STB), essa modalidade de ensino promove uma imersão maior do que aquelas focadas na língua. ;Nos cursos temáticos, os brasileiros têm contato com estudantes locais, o que não ocorre quando a pessoa vai fazer aulas de idioma. Registramos um aumento de procura de cerca de 90% nesse modelo de formação no último ano;, afirma. As exigências para participar de um programa como esse variam conforme a instituição de ensino e o certificado a ser obtido. A duração das aulas é flexível, com opções a partir de uma semana de duração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação