postado em 28/07/2015 15:34
O segundo Exame de Suficiência de 2015 para contadores será realizado em 20 de setembro e conta com 43.366 inscritos distribuídos em 126 cidades. Aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o exame funciona como nivelador de conhecimento e é indispensável para o exercício da profissão. Para se inscrever, é preciso ser bacharel ou estar no fim do curso de ciências contábeis. Uma vez aprovado, o candidato tem dois anos para fazer o registro junto ao Conselho Nacional de Contabilidade e, só então, ele se tornará um profissional regulamentado. ;Nossa profissão tem o papel de proteger a sociedade, porque monitoramos a saúde das empresas;, explica o vice-presidente do CFC, Nelson Zafra, que acredita que o exame de suficiência assegura a qualidade do trabalho do contador e, consequentemente, tem efeito positivo sobre o mercado. O vice-diretor também esclarece que a aprovação ou não dos candidatos vai de acordo com o desempenho no exame e não com um número de vagas pré-estabelecido, pois todos os inscritos podem ser aprovados, desde que obtenham o mínimo de 50% de acertos. Na última edição da prova, aplicada em março deste ano, 54.48% dos bacharéis foram aprovados.
O exame foi instituído recentemente, em 2010, quando foi estipulado que as empresas brasileiras deveriam ajustar seu balanço às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, do inglês International Financial Reporting Standars). ;Desde então, a exigência de conhecimentos na área aumentou bastante. Os novos contadores precisam de dedicação e persistência para passar na prova;, avalia Zafra.
O conselho do vice-presidente para os candidatos é estudar a fundo os padrões da IFRS e apostar nas habilidades de interpretação, e não só nas regras fiscais. ;Um dos motivos pelo qual o exame é considerado desafiador é a exigência de um profissional cada vez mais sensível, não se trata de meramente decorar;, finaliza.
A prova aborda temas relativos a contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, teoria da contabilidade, legislação e ética profissional, princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil, perícia contábil, noções de direito, matemática financeira e estatística e língua portuguesa.
O candidato poderá conferir o local da prova no sistema de inscrição, no site da Fundação Brasileira de Contabilidade () ou no site do CFC (), a partir de 8 de setembro. No dia do certame (20/9), deverá comparecer ao local indicado, portando documento com foto, comprovante de inscrição, caneta azul ou preta. As provas começam às 9h30, horário de Brasília, e têm duração de quatro horas.