Depois da insistência de algumas clientes, a empreendedora Juliana Cristina Machado, 32 anos, percebeu que abrir uma loja virtual poderia ser um bom negócio e decidiu fazer uma versão on-line da Vipp Modas, loja da qual é proprietária, em Sobradinho, desde 2005. De fato, a internet pode ser uma boa aliada para conseguir lucros. Segundo dados da pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit ; empresa que estuda o mercado eletrônico do Brasil, 51,5 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet em 2014. O estudo revelou também que a expectativa para 2015 é de que as vendas cresçam 20%.
Juliana já consegue colher os frutos do investimento. ;Eu tenho duas lojas físicas e o volume de vendas delas ainda é maior do que as feitas pela internet, mas a comercialização na web já representa 40% das vendas feitas pelos estabelecimentos;, afirma.
Para alcançar esses números, ela teve que desenvolver algumas estratégias para atrair mais clientes. ;Depois de ver o sucesso das blogueiras dando sugestões de roupas na internet decidi fazer o mesmo, então as fotos do site e as das redes sociais são minhas com as roupas da loja. Outro ponto foi convencer as pessoas de que a empresa é segura e que entrega as mercadorias; para isso, tenho um espaço no site para depoimentos de compradoras;, conta.
Para a empresária, as principais vantagens de vender na grande rede são ;a redução de gastos com funcionários e espaço físico, vender para outras partes do mundo e o funcionamento 24 horas. Posso estar dormindo, que a loja virtual funciona normalmente.;
Antes de começar a vender pela internet, Juliana não estudou como era feito o mercado na rede e hoje enfrenta algumas dificuldades. ;Estou investindo em um novo site, porque a plataforma atual está apresentando alguns problemas. Quando tem um número grande de pessoas acessando ao mesmo tempo, já aconteceu de a página ficar fora do ar. Quando comecei, não tinha noção de quantos acessos teríamos e de qual seria o melhor sistema para atender bem os clientes;, explica.
Tendência para 2015
As perspectivas para o e-commerce (comércio eletrônico) neste ano são boas. ;Estimamos que 4 milhões de brasileiros realizarão compra pela primeira vez na internet. O que contribui para este número é a percepção da população de que os valores na web são mais baratos;, afirma Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Saiba as técnicas para vender na web
Manter uma loja de sucesso na internet não é tarefa fácil. Segundo o presidente da ABComm, a taxa de mortalidade é de 70% e só 3 em cada 10 lojas conseguem realizar vendas. O curso Como abrir uma loja virtual ensina ao empreendedor sobre o processo de vendas on-line e como aproveitar as oportunidades da rede. O curso acontecerá em 30 de setembro, das 19h às 22h, na unidade do Sebrae que fica no SIA, Trecho 3, Lote 1580. O investimento é de R$ 30 e as inscrições são feitas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.sebrae.com.br.
Seja conhecido para faturar bem
;As principais vantagens do comércio eletrônico são a possibilidade de vender para clientes em diferentes partes do Brasil e divulgar a marca;, afirma o diretor de e-commerce da Infracommerce, Roney Almeida. Para o especialista, o maior desafio de quem tem loja na web é tornar a marca conhecida. ;Costumo dizer que é como montar uma loja no meio do deserto, porque na internet não vai ter ninguém passando em frente à loja, diferentemente do estabelecimento físico. É preciso planejamento, principalmente para empreendedores de pequeno porte, pois, para ter sucesso é preciso ter muitos acessos. Diferentemente da loja física em que, a cada 100 visitantes, 30 compram alguma mercadoria, no e-commerce (comércio eletrônico) a média é de 75 acessos para uma compra realizada;, explica Almeida.
R$ 49,8 bilhões
Previsão de faturamento do mercado eletrônico, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)
Cuidados para comercializar na rede
Para aqueles que estão interessados em entrar no mundo do comércio on-line, o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Maurício Salvador, separou algumas dicas para ter boas vendas na web:
- Preste atenção no peso da mercadoria comercializada porque ele interfere no manuseio, na embalagem e no preço do frete. O melhor negócio é vender produtos leves de alto valor agregado;
- Pesquise tecnologias que estejam de acordo com o porte do negócio. Existem plataformas que oferecem interface própria para a comercialização de produtos;
- Invista em boas fotos dos itens e uma descrição bem escrita com todas as características do produto. É importante também ter um espaço para o cliente deixar a opinião;
- Crie canais para conversar com o cliente, seja pelas redes sociais pelo chat on-line, ou no próprio site;
- Entregue as mercadorias no prazo prometido e, se houver algum problema no processo de entrega, informe ao cliente o que ocorreu antes de ele reclamar do atraso.