postado em 24/09/2015 17:33
No comando das aulas, professores dos cursinhos mais renomados de Brasília. Na plateia, apenas alunos de ensino médio da rede pública do Distrito Federal. Na linha de chegada de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ; restam 30 dias para a prova ; a receita tinha tudo para dar certo. Um grupo de 20 docentes colocou o plano em prática e comprovou o sucesso. Na tarde do próximo sábado (26), 430 estudantes estão inscritos no aulão para revisar conteúdos da prova e lotar o auditório da Universidade Paulista (Unip), na 914 sul.Segundo Leonardo Cavalli, professor de biologia do colégio Olimpo e criador do projeto, a intenção é ajudar estudantes sem condições de pagar cursinhos particulares. ;Tentamos auxiliar os alunos da escola pública para que diminua a diferença de preparo e estrutura em relação ao candidato da particular;, explicou.
Nas aulas, foco para os conteúdos mais recorrentes de cada matéria. ;Como não temos muito tempo, vamos revisar temas que aparecem todos os anos no Enem;, esclarece Cavalli. Além disso, orientações de como responder as questões da prova. ;Atentamos para prestar atenção no texto base das questões, que sempre oferecem pistas de qual item está correto;, completou o professor de biologia.
Para Valleska Crisóstomo, 17 anos e aluna do terceiro ano do ensino médio do CEAN, na Asa Norte, o ponto forte do evento é ter aulas com diversos professores. ;É importante ver outras formas de dar o conteúdo. Cada um dá dicas diferentes para aprender. Acrescenta muito no aprendizado;, pontuou. ;E o clima é mais descontraído que na sala do meu colégio, fica mais divertido para estudar;, afirmou.
As inscrições estão encerradas, por lotação do auditório. Todos os alunos participantes estudam em escolas públicas do Plano Piloto e Cruzeiro. Fato explicado por Cavalli ser coordenador de ensino médio da regional de ensino das duas regiões administrativas. ;Não esperava tantos inscritos. E precisamos de uma estrutura grande para atender a todos;, disse Cavalli. Em todas as aulas, os estudantes recebem apostilas e lanche.
As aulas duram de 13h10 a 18h30 e ocorrerão em todos os sábados até o Enem. Com o sucesso do evento, Cavalli planeja uma aula de revisão no Centro de Convenções, prevista para o dia anterior ao exame, 23 de outubro.