Trabalho e Formacao

Além de "barba, cabelo e bigode"

Paula Braga
postado em 28/09/2015 11:04

O empresário Washington Miranda apostou em um bar dentro da barbearia: é um diferencial

Definitivamente de volta às ruas, as barbas e os bigodes se tornaram artigo de desejo no rosto masculino e alavancaram a volta de um antigo estabelecimento que parecia estar em desuso: as barbearias. Para agradar ao público, as versões revistas dessas instituições têm apostado em serviços diferenciados ; em algumas, é possível tomar cerveja enquanto aguarda na fila para ser atendido, jogar videogame durante o corte de cabelo ou assistir aos jogos de futebol ao mesmo tempo em que faz a barba. O interesse de empresários pelo setor não é sem motivo: ano passado, a indústria de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal faturou cerca de R$ 101,7 bilhões. Além disso, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking dos maiores consumidores de produtos masculinos do setor (como reflexo do crescimento da cultura masculina voltada para o cuidado com a saúde e o bem-estar, as vendas do setor dobraram nos últimos cinco anos e registraram, em 2014, faturamento de R$ 11,1 bilhões).


Inaugurada há pouco mais de uma semana, a Inova Barbearia conta com bar que oferece cervejas, chope, vinhos e bebidas não alcoólicas para o cliente passar o tempo enquanto aguarda o atendimento. O local conta com 14 profissionais que, além de corte de cabelo e barba, fazem outros procedimentos de beleza, como alisamento e manicure. Logo no primeiro dia de funcionamento, a casa atendeu cerca de 200 clientes. Para o proprietário, Washington Miranda, 37 anos, as barbearias voltaram de vez por causa da demanda do público. ;Os homens estão exigindo um atendimento diferenciado, não querem ir ao salão e preferem um ambiente mais masculino.;

O público é das mais variadas idades. ;Pela manhã, recebemos homens mais velhos e, no fim do dia, os frequentadores são mais jovens. Alguns clientes me disseram que o bar é bom para fazer novas amizades, fechar negócios. É um diferencial;, comenta Washington. O fisioterapeuta Bruno Silva, 28, é um frequentador de barbearias e aprovou a junção dos ambientes. ;Com certeza, chama a atenção. Acho o bar uma boa ideia, e todo o ambiente é agradável;, avaliou. O local também oferece tratamento diferenciado: os clientes recebem massagem nos lavatórios e nos pés durante o atendimento. Aqueles que desejam fazer procedimentos estéticos sem serem vistos pelos demais contam com uma sala especial e, para as crianças, há um espaço com videogames e cadeiras adaptadas.

Revolução na tradição
A ascensão das barbearias não está associada somente à volta da moda das barbas. Para o especialista em inovação Valter Pieracciani, o número de estabelecimentos na área deve aumentar nos próximos anos e criar um nicho de mercado. ;A inovação que esses estabelecimentos trazem não é tecnológica, mas de significado;, diz. ;O que podemos observar com o retorno das barbearias é que voltar ao passado também é inovar. Relançar coisas antigas com significado novo, que estejam ligadas à memória e às relações afetivas das pessoas cria novos mercados. Isso atrai tanto aqueles que têm saudades quanto os jovens, que estão fascinados pelo passado;, destaca o especialista.

Para conhecer:

Inova Barbearia

www.barbeariainova.com.br

Contato: 3536-1886

Ideia de negócio / Confira cuidados que devem ser tomados ao montar uma barbearia:
Escolha um local próximo ao público. Os consumidores desse tipo de serviço buscam pontos próximos de casa ou do trabalho. Além disso, é preciso estar atento com a estrutura e os preços oferecidos para pessoas de acordo com a renda. Se o público for das classes A e B, o local deve oferecer serviços mais sofisticados. Se a maioria for da classe C, deve oferecer diferencial de preços e produtos utilizados, porém, com qualidade.

Identifique a concorrência, pois há diversas empresas começando na área. Um trabalho de qualidade e compatível com a renda é boa maneira de fidelizar o público e garantir que a clientela retorne. Além disso, busque oferecer atrativos criando diferenciais para o estabelecimento.

Contrate profissionais especializados. O contato do público será diretamente com o barbeiro. É importante que ele esteja preparado para atender e fazer um bom trabalho. De nada adianta investir no ambiente se o serviço principal não for de qualidade.

Conheça a legislação do setor. Os estabelecimentos do ramo são inspecionados e devem obedecer a requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, dependendo dos serviços oferecidos, o estabelecimento deve contar com um profissional com conhecimentos de biossegurança e esterilização de equipamentos.

Navalha afiada
com a inovação

Confira barbearias que estão acompanhando as tendências e oferecendo serviços diferenciados no DF:

Barbearia Dom Cabral
Promete ao cliente uma ;experiência única;, com a barba feita à moda antiga e cortes de cabelo alinhados com as últimas tendências. Enquanto o cliente aguarda para cortar o cabelo ou fazer a barba, pode fazer uma massagem antiestresse. Em breve também será possível dar um brilho nos sapatos enquanto aguarda o atendimento.

Para conhecer: www.domcabralbarbearia.com.br

Barbearia do Onofre
Está há 40 anos no mercado brasiliense. O primeiro estabelecimento ficava na Asa Norte, mas o negócio cresceu e, atualmente, conta com uma loja também em Águas Claras. Entre os serviços diferenciados, está o Dia do Noivo, com relaxamento e cuidados especiais na preparação para o casamento.

Para conhecer: www.onofrebarbearia.com.br

Barbearia Bandeira
Desde 2012, atende o público masculino ampliando o conceito de uma barbearia tradicional e oferecendo serviços de estética e beleza. Os clientes são recebidos com café expresso e podem usufruir de um espaço com internet.

Para conhecer: www.barbeariabandeira.com.br

Barbearia Futebol Clube

O local é movido a futebol:
conta com televisores
sintonizados em canais
esportivos, exposição de camisas históricas e promoções inusitadas (neste mês, os clientes que conseguirem fazer 50 embaixadinhas pagam somente metade do valor do corte). É possível cortar o cabelo jogando videogame ou bebendo cerveja.

Para conhecer: www.barbeariafutebolclube.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação