Serão abertas na quinta-feira, 1; de outubro, às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 das pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. O prazo se estenderá até as 23h59 do dia 23, pelo horário oficial de Brasília. Esse é o prazo para os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país firmarem termo de compromisso, pela internet, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a aplicação do exame nas unidades.
No momento da adesão, os estabelecimentos devem indicar um responsável pedagógico, a quem caberá providenciar a inscrição dos participantes. O responsável pedagógico indicará o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante. Será também o responsável pelo acesso aos resultados e por divulgar as informações do exame aos candidatos. Além disso, deve encaminhar a participação de cada um no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior. Aqueles que optarem por usar o Enem para certificação do ensino médio devem fazer o pedido no ato da inscrição.
Na edição de 2014, o Enem para pessoas privadas de liberdade recebeu 38,1 mil inscrições.
Provas ; As provas da edição de 2015 nas unidades de administração prisional e socioeducativa estão marcadas para os dias 1; e 2 de dezembro próximo. No primeiro dia, serão aplicadas as de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez de matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), além da redação. Esta segunda etapa tem duração de 5 horas e 30 minutos.
De acordo com o edital, o , deve ser firmado na página do exame na internet.
O com as diretrizes para o Enem nas unidades de administração prisional e socioeducativa foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep