Dois municípios em Santa Catarina não terão aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. Por conta das chuvas, cinco escolas - que foram inundadas - em Rio do Sul e Taió não terão provas.
São 4.542 alunos afetados pela mudança, que estão sendo avisados por e-mail e SMS, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, que anunciaram a informação em entrevista coletiva de imprensa nesta sexta-feira (23).
Ainda de acordo com o ministro, os alunos que tiveram as provas adiadas nesses dois municípios, Taió e Rio do Sul, em Santa Catarina, não serão prejudicados com a alteração da data. As matrículas no sistema do Sisu e em universidades serão dentro do prazo, mesmo com o adiamento.
"Desta vez, tivemos fortes chuvas que inviabilizaram a realização da prova. É uma circunstancia muito dificil, não podemos expor as pessoas ao exame. São as mesmas provas, farão dentro do prazo, receberão a nota, não haverá nenhum prejuízo", afirma Mercadante.
Além disso, 3.528 participantes tiveram locais de prova alterados, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
Até o momento, 6.698.414 estudantes acessaram o cartão de confirmação e descobriram onde farão a prova. Ainda restam 1.048.003 para acessar essas informações.
"O recado básico que queremos dar aos estudantes é ter tranquilidade, prestar atenção - especialmente no Sul e no Sudeste - já que as chuvas estão chegando, trazer caneta transparente de tinta preta. Saiam com certa antecedência, não esqueçam carteira de identidade. Imprimir o cartão de respostas não é obrigatorio, mas dá segurança. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h", alertou o ministro.
Aguarde mais informações.