Trabalho e Formacao

Enem é suspenso em duas cidades de SC por causa das chuvas

Provas serão aplicadas na primeira semana de dezembro nos municípios de Rio do Sul e Taió

Paula Braga
postado em 23/10/2015 16:00

[SAIBAMAIS]Dois municípios em Santa Catarina não terão aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. Cinco escolas em Rio do Sul e Taió não terão provas por conta das chuvas que inundaram o local.

São 4.542 alunos afetados pela mudança, que estão sendo avisados por e-mail e mensagem de celular (SMS), segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A informação foi divulgada em entrevista coletiva de imprensa nesta sexta-feira (23).

Ainda de acordo com o ministro, os alunos que tiveram as provas adiadas nesses dois municípios não serão prejudicados com a alteração da data, já que a realização das provas será no início de dezembro. As matrículas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso a universidades federais, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies) ocorrerão dentro do cronograma, mesmo com o adiamento. "Desta vez, tivemos fortes chuvas que inviabilizaram a realização da prova. Serão as mesmas condições de prova, farão dentro do prazo e receberão a nota sem nenhum prejuízo. Estas cidades sofreram com a elevação do rio e abertura de represas. Não há mobilidade e segurança no local, muitos estudantes tiveram a casa inundada. É uma circunstância muito dificil, não podemos expor as pessoas ao exame", destacou Mercadante.

Ainda segundo o ministro, não devem ocorrer novos cancelamentos até a data do exame. "Estamos monitorando 169 municípios. Tudo leva a crer que até domingo não haverá nenhuma precipitação forte e somente esse dois terão as provas adiadas", ressaltou ministro.

Além destes, 3.528 participantes já tiveram locais de prova alterados, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Verificação dos locais de prova

Até o momento, 6.698.414 estudantes acessaram o cartão de confirmação e descobriram onde farão a prova. Ainda restam 1.048.003 inscritos que não consultaram essas informações. "O recado básico que queremos dar aos estudantes é ter tranquilidade, prestar atenção, especialmente no Sul e no Sudeste, já que as chuvas estão chegando; trazer caneta transparente de tinta preta. E que saiam com certa antecedência, não esqueçam a carteira de identidade. Imprimir o cartão de respostas não é obrigatorio, mas dá segurança. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h", alertou o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação